No próximo domingo (26) Cambé (Região Metropolitana de Londrina) vai completar quatro meses do primeiro caso de Covid-19 no município e dois meses e 20 dias da primeira morte pela doença. Segundo a prefeitura, em boletim divulgado na quinta-feira (23), julho é o mês mais grave da pandemia em Cambé acumulando 280 novos casos, um crescimento de mais de 125% em relação ao final de junho.

UBS do Jardim Silvino ficou fechada 72 horas por causa da confirmação da doença
UBS do Jardim Silvino ficou fechada 72 horas por causa da confirmação da doença | Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

Cambé possui hoje 502 casos confirmados da doença, 13 óbitos e 101 casos suspeitos aguardando resultados de exames. Dos casos ativos, 105 estão em internação domiciliar e oito estão internados (seis na enfermaria e dois na UTI). Entre as unidades de saúde, a UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Silvino teve de permanecer fechada por 72 horas devido a confirmação de um caso da doença na unidade, que não é específica para o atendimento de pacientes com o novo coronavírus.

A secretária municipal de Saúde, Adriane Bertan Lombardi, garante que todos os servidores daquela UBS foram testados . Quatro deles apresentaram diagnóstico positivo no exame para detectar o Sars-Cov-2 e depois do teste dos demais servidores, mais um foi confirmado.

A informação é contestada pelo presidente do Sindserv Cambé (Sindicato dos Servidores Públicos de Cambé), Carlos Aparecido da Silva de Melo. Segundo ele, seis servidores da UBS do Jardim Silvino apresentaram resultado positivo para a doença. “Há bastante subnotificação. As informações que a gente obtém consegue pelos servidores. Esses casos positivos já ficaram em quarentena e já voltaram a trabalhar”, afirmou. A UBS atende, em média, 140 pessoas por dia, no período de pandemia do novo coronavírus. Durante a interdição, os pacientes foram encaminhados para a Unidade de Pronto-Atendimento 24 horas.

Segundo Melo o número de trabalhadores infectados nas unidades de saúde chegou a dez pessoas, dos quais três eram funcionários terceirizados. “O que a gente pede é que haja mais testes. Foi o que a Santa Casa de Cambé fez, quando detectaram um caso lá”, cobrou. No dia 17 a Santa Casa fechou seu atendimento por 72 horas, depois que um paciente que estava na enfermaria foi identificado com a doença. Em relação aos EPI |(equipamentos de proteção individual) a gente não pode reclamar. Eles estão fazendo de tudo para fornecer os equipamentos”, destacou.

A secretária Lombardi ressaltou que a UBS do Silvino já está atendendo normalmente desde quarta-feira de manhã (22). Ela garante que todos os servidores da UBS do Jardim Silvino foram testados. Pelo menos 42 pessoas trabalham na unidade, divididos em turnos.

A secretária assegurou que as orientações aos servidores são repassadas constantemente pela coordenação dos setores. São práticas como a obrigatoriedade da desinfecção de mãos. “Todos os servidores estão tendo EPI adequados, suficientes. Aumentamos o número de zeladoras nos setores. Com isso, a limpeza dos setores tem sido realizada mais vezes durante o horário de expediente. Estamos reforçando a desinfecção, evitamos as aglomerações e requisitamos o uso de EPIS”, apontou.

EM OUTRO MUNICÍPIO

“Temos vários servidores que residem em outro município ou que trabalham em dois ou mais serviços, com isso prejudica o levantamento de quantos servidores foram infectados até o momento”, apontou. Ela afirma que há outros locais em que foram identificados trabalhadores com Covid-19, mas não foram suspensas as atividades. “Do ponto de vista epidemiológico não era necessário, visto que eram casos isolados com intervalo entre eles superior a 14 dias”, destacou.

A secretária apontou que julho apresentou mais confirmações da doença porque foram realizados mais testes. Ela ressaltou que é difícil prever a necessidade de um novo fechamento das atividades não essenciais, como ocorreu no início do mês, mas diz que quando o governo estadual determina, resta acatar. Ela destacou que os agentes de endemias e os agentes comunitários de saúde têm orientado a população sobre as boas práticas em relação à prevenção à doença. “Não só eles, mas todos os servidores”, ressaltou.