Cambé, na Região Metropolitana de Londrina, completa 74 anos de emancipação política na próxima segunda-feira (11), mas a pandemia de Covid-19 e seus reflexos sanitários e econômicos impedem que a prefeitura celebre a data com eventos que possam causar aglomerações. Mas nem por isso a data em 2021 passará despercebida. No lugar de shows e demais eventos que já fazem parte da cultura do cambeense, a celebração será em forma de ajuda ao próximo, com uma grande festa de arrecadação de alimentos e produtos de limpeza, que serão distribuídos posteriormente à população mais carente. O evento está programado para terça-feira (12).

Imagem ilustrativa da imagem Cambé comemora 74 anos com solidariedade
| Foto: Sérgio Ranalli - 31/07-2015

O "Celebra Cambé 74 anos" será na terça-feira (12), das 9h às 12h, no modelo drive thru, em quatro pontos da cidade: Rodoviária (avenida Brasil, 1336 – Vila Salomé), Centro da Juventude (avenida Pedro Viriato Parigot de Souza, 953 – Jardim Castelo Branco), UBS do Cambé IV (pela rua Eugênio M. Fadel, 65) e Espaço da Família "Neide Dalto Scheller" (esquina das ruas Caçadores e Equador, no Jardim Santo Antonio).

Quem participar doando alimentos não perecíveis ou produtos de limpeza ganhará brindes e também concorrerá a prêmios. Haverá ainda distribuição de refrigerantes e muita animação.

A secretária de Educação e de Cultura de Cambé, Estela Camata, que encabeça a organização, lembra que os cerca de 10 mil alunos da rede municipal e suas respectivas famílias vão participar tanto levando suas doações como com apresentações culturais. "A criançada está animada, nós estamos muito animados e é com esse espírito que vamos comemorar mais um aniversário da nossa querida cidade", afirma, explicando que os brindes foram doados por várias empresas e fábricas da cidade. O sorteio será de bicicletas.

"A arrecadação de donativos será para destinar para as famílias que estão em dificuldade financeira.A gente convida todos a participarem para que seja uma mensagem de esperança de que dias melhores virão", ressalta a secretária.

"Uma grande festa geraria aglomeração e traria riscos à população, já que ainda estamos em meio a uma pandemia. Por outro lado, sabemos que tem muita gente passando necessidade e o aniversário de Cambé poderia ser um bom momento para quem está com saúde, com sua renda mantida e que recebeu a dose de esperança, que é a vacina, retribuir ajudando aquelas pessoas que estão precisando nesse momento", aponta o prefeito Conrado Scheller.

JUBILEU DE DIAMANTE

O prefeito afirma que a falta de eventos com público será compensada no ano que vem, quando a vacinação já estará completa e será celebrado o Jubileu de Diamante (75 anos) da emancipação política e os 90 anos de colonização de Cambé. “É uma data emblemática, então vai ter uma grande festa e também para comemorar o fim definitivo da pandemia na nossa cidade. Já existe algum planejamento para resgatar mais histórias do início da cidade de Cambé para preservar memórias."

A secretária Camata explica que o resgate da história dos pioneiros está sendo realizado com a colaboração dos alunos da rede municipal. "Inclusive esse ano estamos com o projeto 'Viagem histórica pelos caminhos de Cambé" e ela vai ser retratada pela voz desses pioneiros de cada grande região contemplando 17 bairros contando a sua história."

DESENVOLVIMENTO

O prefeito afirma que o município promove um desenvolvimento regional com uma geração de emprego equivalente a oito vezes a média nacional. “É uma cidade relativamente grande. Temos 110 mil habitantes, com uma logística muito favorável. O desenvolvimento econômico e a produção agrícola são muito robustos. Nós temos um desenvolvimento sustentável que atua para promover o abastecimento da economia.” Ele ressaltou que a prefeitura está preparando Cambé de forma estrutural para poder organizá-la melhor e que esse progresso seja permanente.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.