Cambé celebra Santo Antônio nesta quinta com missas, procissão e bolo
Serão confeccionadas dez mil fatias de bolo, com medalhinhas do santo casamenteiro em 35% delas
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 11 de junho de 2024
Serão confeccionadas dez mil fatias de bolo, com medalhinhas do santo casamenteiro em 35% delas
Reportagem local
Na quinta-feira (13), a Paróquia Santo Antônio de Cambé (Região Metropolitana de Londrina) celebra o Padroeiro. Trata-se uma das mais tradicionais festas religiosas dedicadas ao santo. É promovida desde 1934, antes mesmo de a pequena comunidade católica se tornar Paróquia e o vilarejo chamava Nova Dantzig.
A festividades começam às 6h, na igreja matriz, com Alvorada Festiva e Oração do Angelus. Às 7h, 10h, 12h e 15h serão celebradas missas com bênção dos pães. Às 18 horas tem missa solene seguida de procissão pelas ruas centrais da cidade. Ao final, será acesa a fogueira de Santo Antônio e começa a quermesse no Centro de Eventos.
MEDALHAS ABENÇOADAS
O Bolo de Santo Antônio, com medalhinhas em 35% dos pedaços, terá este ano, 10 mil fatias, o equivalente a 1.300 quilos, mesma quantidade do ano anterior. A entrega será a partir das 9 horas, no salão paroquial. O convite já está disponível em postos de vendas na cidade ao preço de R$ 7 a unidade. As medalhas e o bolo são abençoados. Quem não encontrar o objeto de devoção terá, da mesma forma, o alimento abençoado.
Em 2015, dois casais celebraram matrimônio simultaneamente na igreja matriz no Dia de Santo Antônio. Se conheceram comprando bolo do “santo casamenteiro” na festa do ano anterior. Existem outros relatos dando conta que o encontro da medalha originou em namoro e casamento.
CANONIZADO AOS 38 ANOS
Existem vários outros testemunhos de fé e de devoção ao Santo que está entre os poucos que têm o título de “Doutor da Igreja” e que foi canonizado apenas 11 meses depois da morte, aos 38 anos de idade.
Santo Antônio é português porque nasceu em Lisboa, é italiano porque evangelizou e morreu em Pádua, é universal por ser venerado em toda parte e em todas as épocas. É o mais venerado no mundo cristão.
É mais conhecido pelas tradições populares de casamenteiro, recuperador de objetos perdidos, distribuidor de pães e milagreiro. Pouco se fala sobre sua enorme devoção a Jesus e Maria, pelo amor aos pobres, sua santidade e Doutor da Igreja. Tão pouco é citado como o grande pregador e propagador do Evangelho que foi. Escreveu importantes sermões, hoje editados em livros. É esta sua principal vocação.
Serviço
Alvorada Festiva: 6h
Missas com bênção dos pães: 7h, 10h, 12h, 15h
Início da entrega do bolo de Santo Antônio (salão paroquial): 9h
Missa solene e procissão: 18h
Quermesse (Centro de Eventos): 19h30
(Com informações da Pascom)