A Sama (secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente) de Cambé (Região Metropolitana de Londrina) abriu cadastro para ONGs ou cuidadores de cães e gatos vulneráveis receber a doação de ração através do Cãobé. O programa vai distribuir até uma tonelada de ração para entidades ou protetores que cuidam de, no mínimo, 10 animais. As inscrições devem ser feitas na sede da secretaria, localizada na Rua Francisco Delgado Sanches, 189, até o próximo dia 6 de dezembro. A secretaria funciona das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

De acordo com a Sama, as entidades, ou pessoas jurídicas, precisam apresentar na inscrição cópia dos documentos de constituição da empresa, cópia dos documentos pessoais do presidente da entidade, cópia do comprovante de endereço do local do abrigo dos animais e três fotos do ambiente onde os animais ficam acolhidos.

Já os cuidadores, ou pessoas físicas, com no mínimo 10 animais, devem apresentar cópia de documentos pessoais do responsável, cópia do comprovante de residência e cópia do comprovante de residência do local onde os animais estão abrigados (caso seja diferente da moradia do cuidador), bem como três fotos do local onde os animais estão acolhidos.

Após a inscrição, uma equipe da secretaria fará a vistoria dos ambientes onde os animais ficam, para verificação de condições ambientais e de cuidados. Caso não esteja de acordo, o cadastro pode ser rejeitado.

O município fará a distribuição dos produtos bimestralmente, com início em até 30 dias após o encerramento dos cadastros. O chamamento para a retirada será feito pelo e-mail ou Whatsapp informado no cadastro. Já a quantidade da ração varia de acordo com a disponibilidade e número de animais acolhidos.

O programa também abre possibilidade para o recebimento de doações de rações secas e úmidas em embalagens industriais lacradas; utensílios de uso de pets, como casinhas, comedouros, bebedouros; medicamentos de atenção básica veterinária. As doações podem ser feitas na sede da Sama. (Com informações da Prefeitura de Cambé)