Os restaurantes de Campo Mourão podem ser obrigados a manter suas cozinhas abertas para ‘‘fiscalização’’ dos clientes. A proposta faz parte de um projeto de lei que foi aprovado esta semana pela Câmara de Vereadores. Só falta agora a sanção do prefeito. ‘‘Todo cidadão vai ser um fiscal da vigilância sanitária’’, explica um dos autores do projeto, Edevaldo Louzano (PSDB). Ele divide a paternidade da idéia com Juvenal Vieira (PDT).
Os restaurantes terão que fixar uma placa em lugar visível com a frase ‘‘Visite nossa cozinha’’. A lei prevê multa para os estabelecimentos que não cumprirem a determinação, mas o valor só será fixado pela prefeitura atravé de decreto. ‘‘A intenção é garantir um serviço de qualidade’’, diz Vieira. Atualmente, apenas um restaurante mantém a placa com o convite.
Conforme o projeto, o cliente que encontrar irregularidades durante a visita deve comunicar a Vigilância Sanitária, que deverá vistoriar a cozinha e tomar as providências necessárias. Donos de restaurantes criticaram a idéia dizendo que poderia haver risco de contato dos clientes com os alimentos em fase de preparo. Louzano, porém, diz que o cliente terá que obedecer as normas do restaurante e, se for o caso, usar luvas e aventual durante a visita.

mockup