Câmara aprova novo financiamento para duplicação de avenida em Londrina
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 07 de julho de 2015
Guilherme Batista - Redação Bonde 
A Câmara Municipal de Londrina aprovou um novo financiamento durante a sessão desta terça-feira (7). O referido projeto de lei autoriza o Executivo a emprestar R$ 5 milhões da União para duplicar a avenida Aminthas de Barros, na área central da cidade. Na semana passada, o Legislativo já havia aprovado financiamento de R$ 7 milhões para o município realizar obras na rua Prefeito Faria Lima, também na região central.
Discutida em regime de urgência nesta terça, a proposta que prevê dinheiro para a duplicação da Aminthas de Barros foi aprovada após muita discussão. Alguns parlamentares criticaram o fato de o município contrair empréstimos para reformar apenas vias localizadas na área central. Roberto Fu (PDT) lembrou da avenida Guilherme de Almeida, no conjunto União da Vitória (zona sul), que, de acordo com ele, sempre alaga em dias de chuva forte. Já Jamil Janene (PP) alegou que o Executivo poderia utilizar o dinheiro federal para pavimentar e reformas diversas ruas e avenidas da cidade, e não apenas duas.
Elza Correia (PMDB), por sua vez, saiu em defesa da prefeitura, e destacou que os problemas citados durante a sessão não anulam a importância da reforma das duas vias a serem contempladas pelos empréstimos. Já o líder do prefeito Alexandre Kireeff (PSD) na Câmara, vereador Junior Santos Rosa (PSC), lembrou que a cidade tem uma grande demanda de obras, e que a captação de recursos por meio dos financiamentos é essencial para que os procedimentos sejam feitos.
Na justificativa anexada ao projeto de lei da Aminthas de Barros, a prefeitura argumenta que a falta de duplicação da avenida representa um gargalo para o fluxo de veículos vindos da avenida Higienópolis com destino a diversos pontos das regiões central e sul da cidade, como o Centro Cívico, o Hospital do Câncer, o aeroporto, o Hospital Universitário e a avenida Bandeirantes.
Com o alargamento, de acordo com o município, a pista atual de 8,5 metros chegará a 12,5 metros, e "será possível o tráfego com duas pistas em cada sentido, disciplinando ainda o entroncamento com a rua Senador Souza Naves com (a construção de) uma rotatória contornando o Monumento à Biblia". As obras vão aumentar "a segurança de motoristas e pedestres" e propiciar "novos roteiros para o transporte coletivo com expressiva redução nos tempos de deslocamentos". O Executivo garante que mais de 150 mil pessoas serão beneficiadas pelas obras.
A prefeitura acrescenta, ainda, que o projeto prevê o recapeamento de diversas ruas e avenidas localizadas nas proximidades da Aminthas de Barros. A vereadora Lenir de Assis pediu para que o Executivo apresente a lista das vias na sessão de quinta-feira (9), quando o Legislativo deverá discutir o projeto de lei em segunda discussão.


