Câmara aprova doação de praça para o TRE
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 24 de outubro de 2000
Edna Mendes De Londrina
A Câmara de Vereadores de Londrina aprovou ontem, em última votação, o projeto que prevê a doação da Praça Comendador Antonio Augusto Caminhoto, conhecida como a Praça do Fórum, de 1,8 mil metros quadrados, para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que pretende construir nela o prédio do Fórum Eleitoral de Londrina. O projeto do Executivo recebeu 17 votos a favor e três contra.
Um grupo de moradores vizinhos à praça tentou sensibilizar os vereadores a votar contra o projeto. Eles protestaram com faixas e cartazes. No final da sessão houve bate-boca entre os moradores e o procurador da Câmara, João dos Santos Gomes Filho. Hoje, os moradores se reúnem para decidir se entram ou não com uma ação popular para impedir a construção do prédio no local.
Os vereadores discutiram o projeto por mais de duas horas. A polêmica maior foi criada em torno da denominação do local como praça. O projeto de lei que denomina a área como praça foi aprovado em 1997. No entanto, a lei não classifica a área como praça e por isso não impede a sua doação. A escritura do terreno diz que a área foi declarada de utilidade pública. A Lei Orgânica do Município diz que a área é institucional e foi adquirida para construções de prédios públicos.