Câmara acaba com vale integral de estudantes
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 28 de dezembro de 2001
Cláudia Carneiro<bR>Especial para a Folha 
Guarapuava - Terminou na terça-feira de maneira tumultuada a discussão do projeto de lei que limitava a utilização do passe escolar, que já se estendia desde outubro. Dezenas de estudantes acompanharam a aprovação da matéria por 18 votos a 3, em uma sessão que durou mais de 5 horas e teve até troca de ''sopapos'' entre vereadores e representantes da classe estudantil.
O projeto foi votado em primeira discussão no último dia 20, no início do período extraordinário. Na terça-feira, a matéria foi votada em segunda e terceira discussões debaixo de muito protesto. Os estudantes, que tiveram proibido o acesso às galerias da Câmara, voltaram-se contra o autor do projeto, vereador Admir Strechar (PDT) com quem trocaram insultos e empurrões.
Em trâmite desde outubro, a matéria foi retirada pelo autor, que elaborou um substitutivo ao projeto depois de discutir o texto original com parlamentares, estudantes e a empresa concessionária do transporte coletivo. Com a alteração, o número de passes passou de 60 por mês para 57 por período. ''Quem estuda dois períodos terá direito a 104 passes'', explica, citando que os vales a mais serão utilizados nas atividades extracurriculares.
A limitação dos passes era a principal reclamação dos alunos. Segundo o vereador, a mudança teria sido aprovada pelas entidades estudantis. Os parlamentares contrários ao projeto negam a afirmação. O petista Antenor Gomes de Lima garante que Strechar foi induzido pela empresa para apresentar o projeto e prejudicar a maioria dos estudantes. Conforme Antenor, apenas 13% dos passes escolares são usados por universitários, que estudam em períodos diferentes.
A grande maioria, segundo ele, teve reduzida a quantidade de passes de 60 para 44 mensais. Tanto Antenor Gomes de Lima quanto Maria José Mandu Ribeiro Ribas (PRP), também contrária ao projeto, afirmam que a iniciativa atropela investigação do Ministério Público, que apura a concessão do serviço em Guarapuava.


