Os calouros da UEL (Universidade Estadual de Londrina) participaram de uma série de ações de integração ao longo desta semana. O intuito é promover uma recepção respeitosa, como vem sendo prática comum na instituição.

Nesta sexta-feira (11), a UEL promoveu uma atividade de boas-vindas e reuniu os novos estudantes no pátio do RU (Restaurante Universitário) para orientações e uma apresentação do Bloco Pé-vermelho, formado por baterias das atléticas da instituição.

E a celebração não é à toa. Mais de três mil acadêmicos iniciam a vida acadêmica na universidade, divididos em 52 cursos de graduação. Na outra ponta, outros 1,3 mil profissionais recém-formados estão entrando no mercado de trabalho neste ano.

A reitora da UEL, Marta Favaro, afirma que a semana de recepção aos alunos “é uma alegria” para a universidade, pois marca a chegada de energia nova. “É importante porque nossos ingressantes têm a oportunidade de tomar um primeiro contato com a organização do curso, mas também com a estrutura da universidade”, disse.

Desde 2019, a UEL mantém a campanha “Antes de Tudo #EuRespeito”, que visa uma mudança na cultura de recepção dos novos alunos, uma vez que há proibição aos trotes considerados violentos.

“Foram duas décadas de recomposição da cultura de recepção aos ingressantes. Ou seja, de um combate intenso ao trote não respeitoso e violento. Essa semana de recepção é para mostrar quanto de energia temos na UEL e qual é a potência que temos vinculada a cada um dos cursos de graduação”, completou.

Uma das estudantes que está iniciando a vida acadêmica é Ana Júlia Cardozo, 19, do curso de Design Gráfico. Ela destaca que as atividades desta semana foram importantes e trouxeram informações para os novos alunos.

“A UEL é cheia de informações, eles deixam sempre muito claro para a gente. E está sendo bem legal, com várias atividades para os calouros se integrarem com o curso, com o departamento”, pontuando que “está dando para se sentir em casa”.

O acadêmico Lucas Castro, 24, do curso de Design de Moda, ressalta que os primeiros dias ajudaram a conhecer seus colegas e a estrutura da instituição. “A gente interage com quem está entrando e com os veteranos também. Está sendo bem legal interagir com todo mundo”.

A pró-reitora de Graduação, Ana Márcia Fernandes Tucci de Carvalho, pontua que o momento da recepção é fundamental e mostra a qualidade da instituição. Durante a atividade desta sexta-feira, a boa avaliação dos cursos foi um dos assuntos abordados.

“Nós sabemos que a universidade é excelente em qualidade, com conhecimento técnico-científico incontestável, mas, para além disso, nós pretendemos que os estudantes tenham formação humana”, afirmou.

As colegas Maria Eduarda Ferreira de Oliveira, 18, e Wana Hadassa Silva Nicolau, 19, do curso de Educação Física, citam uma boa integração com a instituição. “Eu fiquei um pouco preocupada com questões de trote, mas tive outra visão, totalmente diferente. Confesso que foi uma das melhores semanas da minha vida”, disse Nicolau.

ADAPTAÇÃO

Dando seus primeiros passos na graduação, o estudante Miguel de Souza Lula Sanches, 17, de Educação Física, afirma que a experiência está sendo positiva e que a integração organizada no seu curso contribuiu para a adaptação com a universidade.

“Apesar de muitos terem saído da escola há algum tempo, eu por ter saído [e já entrado na UEL], achei que o processo seria um pouco difícil, mas os veteranos estão colaborando muito com a gente”, citando uma caminhada para conhecer o campus da instituição e uma gincana de integração. “Está sendo muito bom.”

ASSINATURA

Os novos estudantes da UEL podem aproveitar a parceria da universidade com o Grupo Folha de Londrina e fazer a assinatura do conteúdo digital do jornal. A chefe de redação da FOLHA, Adriana De Cunto, explica que toda a comunidade universitária tem direito à assinatura gratuita - alunos, professores e servidores técnicos.

“Todo mundo que está entrando, já tendo o e-mail @uel.br, pode ser assinante da FOLHA, ter acesso ao conteúdo, às edições passadas e ao Clube do Assinante, que é bem bacana. É um bom conteúdo para eles aproveitarem”, completa.

Para fazer a assinatura digital da FOLHA, basta acessar o site www.folhadelondrina.com.br e, no cabeçalho, clicar em “Fazer Login”. Na sequência, basta clicar em “Parceria universidade” e preencher os dados como estudante ou funcionário da UEL. É necessário utilizar o e-mail institucional @uel.br e escolher uma senha. A confirmação do cadastro é enviada para e-mail indicado e, após isso, o conteúdo digital já estará disponível.