Calouros conhecem o Hemocentro
Os calouros da Universidade Estadual de Maringá (UEM) conheceram ontem o trabalho desenvolvido pelo Hemocentro Regional e os que tiveram interesse doaram sangue. Todos os 50 funcionários do órgão, vinculado ao Hospital Universitário da UEM, foram mobilizados para a campanha, que faz parte do programa de recepção dos calouros. A coleta de sangue foi das 8 horas até 21h30, e a expectativa era de atender pelo menos 150 doadores.
O mais importante no trabalho com os calouros é formar novos grupos de doadores voluntários, diz o diretor do Hemocentro, José Emerson Brandão. Ele calcula que cerca de 650 pessoas doam sangue todo mês em Maringá, número considerado baixo em relação à população atendida em toda a região. Além de Maringá, o Hemocentro atua em mais de 20 municípios. Durante as campanhas o número de doadores é bom, mas os voluntários ainda são poucos, diz Brandão.
A instalação do setor de coleta na Biblioteca Central, durante todo o dia, faz parte da estratégia de atrair os calouros. A gente procura não apenas orientar o doador, mas conscientizar sobre a importância do ato, diz Brandão. Ele explica que o Hemocentro trabalha com um estoque normal, mas há a necessidade de um excedente para emergências em Maringá e na região.Marcos NegriniRetorno esperadoCom o programa de visitas, a intenção do Hemocentro Regional é fazer dos calouros doadores voluntáriosMarcos Zanatta





