Toledo - Uma lição de cidadania foi dada por cerca de 100 alunos de engenharia civil de uma universidade. Eles participaram de um trote solidário e reformaram o CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil Professora Constantina Henkel, do Jardim Coopagro, em Toledo (Oeste). Pintura interna e externa, construção de um espaço com areia, parede musical para atividades pedagógicas, painel de azulejo para trabalho com tintas e recuperação de móveis fizeram parte da ação.

De acordo com a diretora do centro de educação, Paula Marlene Klassen, a iniciativa foi dos surgiu dos próprios acadêmicos da Unipar (Universidade Paranaense), que procuraram a Secretaria Municipal de Educação de Toledo que, por sua vez, indicou o CMEI. "É uma grande satisfação ter um novo visual para receber as crianças".

Ela recordou que em 2017 a instituição também foi beneficiada, com a ajuda dos escoteiros. "A importância dessa ação é nítida nas crianças, que ficam felizes em ter um espaço tão bonito. Também é uma satisfação para os professores e pais que deixam seu filho em um ambiente bem cuidado", afirmou.

Atualmente 130 crianças estão matriculadas no CMEI. O professor e coordenador do curso de engenharia civil da Unipar Thiago Augusto Jordão Pigozzo, explicou que o trote tem o objetivo de integrar calouros e veteranos em uma ação em prol da sociedade. Outro projeto - em extensão - realizado pelos estudantes da Unipar é o Lar Solidário, que neste ano completa três anos. Ele explica que as demandas são levadas até a Secretaria de Habitação e Urbanismo por meio das assistentes sociais. "Os alunos se mobilizam e fazem a reforma acontecer. Duas casas já foram reformadas."

mockup