O clima de verão que tomou conta de Curitiba nos últimos dias não surpreendeu apenas os curitibanos. Quem veio de outras cidades e esperava usar roupas mais pesadas acabou se decepcionando.
É o caso do estudante Daniel Pires Moreira, 15 anos, que passa as férias escolares na cidade. De bermuda e camiseta, na sexta-feira ele aproveitava o calor para dar uma volta no Parque Barigui, o mais movimentado de Curitiba, acompanhado do tio. ‘‘Eu vim esperando e querendo passar um pouco de frio, mas as roupas de lã ainda estão na mala.’’
A professora Lilian Palhares, 35 anos, veio de Lobato, município do Norte do Estado, e aproveitou o clima para chupar um picolé. ‘‘A gente vê o sol e nem acredita que é época de frio.’’ Para os nordestinos Severino Muniz da Silva, pernambucano, e Durvalino Mota da Silva, baiano, ambos de 24 anos, o calor era ‘‘fichinha’’ perto do que eles enfrentavam antes de se mudar para Curitiba, há oito anos. ‘‘Isso aqui é o inverno de lá. Mas como não acontece com frequência nessa época do ano, o jeito é tomar um chopinho’’, disse Severino.
O calor possibilita até piqueniques ao ar livre. Foi o que fez a professora Kátia Regina Bitencourt, 37 anos, que reuniu os filhos e os sobrinhos. ‘‘Tem é que aproveitar enquanto o inverno não aparece.’’ O operador de computação Júlio Jorge, 44 anos, também reuniu a família para um passeio no parque. ‘‘Com o calor, temos como sair de casa e ocupar as crianças, que estão em férias.’’ A filha, Juliene, 7 anos, concorda. ‘‘É bem melhor para brincar e aproveitar as férias quando está quente’’, contou, interrompendo o passeio de patins.
Até para namorar o clima ajuda. É o que pensa o casal de estudantes Viviane Luder e Márcio Tucunduva, ambos de 19 anos. ‘‘Em Curitiba é assim. Tem que aproveitar para passear no parque enquanto não chove’’, disse Viviane.

mockup