Calor aumenta risco de incêndios
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 05 de novembro de 2009
Carolina Avansini<BR>Reportagem Local 
As altas temperaturas e a baixa umidade relativa do ar verificadas em todo o Estado do Paraná aumentam o risco de focos de incêndio. Em Londrina, onde um vazamento de gás deixou em chamas o mezanino de uma padaria e provocou ferimentos em três pessoas, na manhã de ontem, o índice da umidade relativa do ar chegou a 37%. De acordo com a meteorologista Sheila Paz, do Instituto Tecnológico Simepar, esse percentual já causa grande desconforto nas pessoas e aumenta a possibilidade de formação de focos de incêndio.
''As regiões mais críticas são o Norte e a Área Central do Paraná'', esclareceu Sheila. Segundo ela, os efeitos no clima são causados pelo predomínio de uma massa de ar seco na atmosfera que, aquecida pelo calor, reduz ainda mais a umidade relativa do ar.
Na tarde de hoje, a situação pode ser amenizada pelo aumento da umidade, inclusive com possibilidade de chuvas rápidas, porém intensas e possivelmente acompanhadas por vento. De amanhã até domingo, a chegada de uma frente fria deve provocar longos períodos de chuva em todo o Estado.
O incêndio em uma tradicional padaria da Zona Oeste de Londrina foi registrado por volta das 7 horas da manhã. O proprietário do estabelecimento, Edimilson Cleber de Medeiros, 43, sofreu queimaduras de primeiro e segundo graus em todo o corpo. De acordo com o tenente do Corpo de Bombeiros Clodomir Marafigo Júnior, outros dois funcionários se feriram: Robson Costa Faustino, 20, e Fabrício Roberto Gomes, 27.
O tenente explicou que o fogo foi causado por um vazamento de gás. ''O local, onde ficam os fornos, é quente e fechado, o que favoreceu a propagação do incêndio'', disse. As chamas foram controladas em dez minutos, mas os bombeiros continuaram no local por quase uma hora, realizando um trabalho de prevenção de novos focos.
Marafigo afirmou que o calor acima de 28 graus aumenta em aproximadamente 20% o risco de incêndios. ''Por isso, é preciso redobrar o cuidado com tudo que envolva fogo, como gás e energia elétrica'', explicou. Ele orientou a manter as crianças longe de caixas de fósforo e fogões. Além disso, é recomendável utilizar mangueiras de gás certificadas, que se diferenciam por possuirem uma tarja amarela.


