Calma marca primeiro dia de provas da UEL
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 10 de janeiro de 2000
Paulo Ubiratan
De Londrina
Teve início ontem à tarde o Vestibular Unificado da Universidade Estadual de Londrina (UEL) com as provas de química e biologia. Elas começaram às 14 horas e terminaram às 18 horas sem que fosse registrado nenhum problema. As provas foram realizadas simultaneamente em 23 locais diferentes da cidade. Nenhum candidato chegou atrasado, o que surpreendeu o secretário-geral da Comissão Permanente de Seleção (Copese), Reynaldo Ramom. Nenhum candidato se atrasar foi o fato inédito para nós. Este foi o vestibular mais calmo dos últimos três anos, onde nada aconteceu fora da ordem e das propostas que tínhamos para este primeiro dia do concurso, garantiu Reynaldo Ramom.
Segundo informações passadas pela coordenação, dos 20.724 inscritos, apenas 2.242 candidatos (11,78%) não compareceram nas provas. Ramon espera que até o final do concurso a abstenção não ultrapasse a casa dos 14%. Segundo ele, a maioria da faltas ocorreram porque muito dos candidatos foram aprovados em vestibulares realizados anteriormente, em outras universidades.
A Folha apurou junto à UEL que por volta de 80% dos vestibulandos de Londrina se inscreveram em outros três vestibulares, para não correrem o risco de perderem o ano caso não forem aprovados na Universidade Estadual de Londrina.
Conforme dados passados pela UEL, 12.805 candidatos são do Paraná, 6.956 de São Paulo, 366 do Mato Grosso do Sul, 231 de Minas Gerais e 122 do Mato Grosso. Estão sendo oferecidos 40 cursos e 57 habilitações. O curso de medicina é o mais concorrido, com 2.636 candidatos disputando 40 vagas (65,97 de candidatos por vaga). No total estão sendo oferecidas 1.455 vagas, numa proporção de 14,24% de candidatos por vagas.
O curso de biomedicina é a novidade este ano. Ele tem a finalidade de formar pesquisadores e docentes nas áreas básicas da saúde. São 20 vagas que estão sendo disputadas por 411 candidatos (20,55 por vaga).
Durante o vestibular, o pró-reitor de graduação da Universidade Federal do Paraná (UFP), Eraldo Telles, e o coordenador de vestibular da mesma instituição, Roberto Xavier, estiveram trocando idéia com o vice-reitor da UEL, Márcio Almeida, e com Reynaldo Ramom. Da conversa surgiu a possibilidade das duas universidade fazerem parceria para no futuro organizarem as provas do vestibular da UEL. Atualmente, as provas são confeccionadas pela Fundação Carlos Chagas, de São Paulo.
Hoje serão realizadas as provas de português e redação. Amanhã, matemática e física. Na quarta-feira, história, geografia e língua estrangeira. O início da provas será às 14 horas e os candidatos deverão estar nos locais com uma hora de antecedência.