Luiz Costa/SMCSObras, que terminam em julho, vão garantir melhor escoamento de águaA partir do próximo dia 23, a Rua XV de Novembro - apontada em recente pesquisa da Folha como o principal cartão postal da cidade - vai receber melhorias no sistema de saneamento, no trecho entre as ruas Doutor Muricy e Presidente Faria. A Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) vai instalar cerca de 1.400 metros de galerias pluviais (para escoamento da água da chuva) nos dois lados de um trecho de 700 metros da rua. Durante os trabalhos, o calçadão ficará parcialmente bloqueado. As obras fazem parte do projeto Revivendo Curitiba - que prevê a revitalização da área central da cidade - e ficarão prontas até o final de julho.
‘‘O calçadão da Rua XV já tem 26 anos e necessita de obras de infra-estrutura que serão a base da renovação do local’’, diz o secretário municipal de Obras Públicas, Hirotoshi Taminato. A verba, de R$ 91 mil, é da própria prefeitura.
A nova tubulação substituirá pequenas canaletas superficiais. Serão instaladas 70 caixas de captação d’água. ‘‘Vamos prevenir alagamentos e garantir mais segurança e conforto para os pedestres, uma vez que toda a água da chuva vai escoar por baixo da calçada’’, explica Roberto Arruda, diretor de galerias da Smop.
Além da nova galeria, a Smop também vai instalar tubulação para fibra óptica e substituir a rede coletora de esgoto e a tubulação de água potável dos imóveis, num trabalho conjunto com a Telepar e a Sanepar. Isso vai evitar que a rua precise ser novamente interrompida para novas obras, além de ter custo 30% menor se comparado à execução individualizada.
Revivendo Curitiba - A coordenadora do Revivendo Curitiba, Ariadne Mattei, explica que o projeto prevê a renovação do paisagismo (novo ajardinamento e equipamentos urbanos) em vários pontos da cidade. O objetivo é revitalizar locais que começam a apresentar desgaste por causa do tempo. ‘‘Não adianta pensarmos em melhorar o visual sem que haja infra-estrutura adequada’’, diz ela.

mockup