Calçada de rua da zona sul é transformada em estacionamento
Falta de vagas para carros faz motoristas pararem em local proibido, obrigando os pedestres a caminhar no meio da rua
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 30 de outubro de 2019
Falta de vagas para carros faz motoristas pararem em local proibido, obrigando os pedestres a caminhar no meio da rua
Vitor Ogawa - Grupo Folha 
Um espaço onde deveria ter uma calçada na rua Martinho Lutero, na Gleba Fazenda Palhano (zona sul de Londrina), tem sido utilizado como estacionamento de veículos. Consequentemente, os pedestres são obrigados a caminhar no meio da rua, disputando espaço com veículos e correndo o risco de serem atingidos. A via é usada pelas pessoas que vão à Faculdade Teológica Sul Americana e para o PGD, além dos moradores de vários prédios e chácaras de lazer.

O biólogo Dennis Panayotis Ostrensky Saridakis, que mora na região, está inconformado com a situação. “Os prédios são projetados com poucas garagens, e os donos dos apartamentos com mais de um carro têm que deixá-los na rua. Daí resolveram que a calçada de pedestres não é mais para pedestres, e sim estacionamento de carro. Aliás, fizeram isso num ponto onde constam duas placas de proibido estacionar", relata, dizendo que já fez uma reclamação junto à CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização).
A professora de balé Thayná Rodrigues da Silva caminhava no meio da rua, ao ser abordada pela reportagem na tarde de terça-feira (29). Ela justificou que a construção de um edifício de um lado da via deixa o passeio com barro e interditado pelos veículos pesados e do outro lado estão os veículos estacionados. “A gente tem que passar aqui, no meio da rua, correndo riscos. Os carros vêm muito rápido, porque é uma rua muito comprida, sem sinalização para parar."
A FOLHA constatou que, além de moradores da região, o "estacionamento" é utilizado também por prestadores de serviços e trabalhadores de obras das imediações. “Eu estacionei aqui porque não tem onde parar. Preciso trabalhar. Vi todo mundo colocando e coloquei também”, justificou um motorista, que transportava uma escada. "Eu preciso carregar ferramentas pesadas e não tem lugar para estacionar aqui", observou outro.
INFRAÇÃO GRAVE
Segundo o artigo 259 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), estacionar na calçada é uma infração grave e resulta em cinco pontos e o valor da multa é de R$ 195,23. Já a parada na calçada, segundo o artigo 182 do CTB, é de natureza leve, são três pontos na habilitação e uma multa bem mais branda, de R$ 88,38.
OUTRO LADO
A CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) afirmou, por meio da assessoria de imprensa, que irá realizar fiscalização no local. O primeiro procedimento será uma notificação para a retirada dos veículos do espaço. Caso não retirem o veículo, ele pode ser recolhido.


