Adotar é um gesto de amor. E é com esse instituto que um café de Londrina uniu comida boa e gatos em um único lugar. Inaugurado há pouco mais de uma semana, o Gato Preto é um café tradicional, mas que também funciona como um lar temporário para felinos que buscam uma nova casa. Ali, cada visitante pode aproveitar para conhecer os animais, preencher o formulário e fazer a adoção responsável.

Idealizadora do Gato Preto Cat Café, Mariani Vaz Domingues, 29, afirma que sempre foi apaixonada por café e por gatos, inclusive na formação, já que é médica-veterinária com especialização em cuidados com os felinos. Ela explica que o Cat Café, localizado na rua Espírito Santo, serve como um lar temporário para os gatinhos que buscam por um tutor, já que eles ficam em um local em que as pessoas podem conhecer, brincar e também fazer um gesto de amor através da adoção. “São gatinhos que precisam de um lar”, afirma.

Ela conta que o café fica separado da área destinada aos gatos, em que é cobrado uma taxa de R$ 15 reais que garante 15 minutos com os animais. O valor, segundo a empresária, é utilizado na manutenção do espaço e para oferecer o melhor para os felinos. Além disso, todos os gatos são testados contra doenças virais, assim como são vermifugados, vacinados e castrados - para os que têm mais de seis meses de idade.

ENTREVISTA E VISITA NA CASA DA FAMÍLIA

A veterinária ressalta que os animais são encaminhados pelo Projeto Patrulha Felina, que é responsável por todo o processo de adoção. Os interessados em adotar os animais precisam preencher um formulário que fica disponível na área dos gatos.

A partir daí, é feita uma seleção dos possíveis tutores, com entrevista e visita na casa da família para ver se ela atende aos requisitos para uma adoção responsável. No momento, eles contam com cinco gatos acomodados no espaço, sendo que quatro já estão em processo de adoção. Apenas a Docinho, uma gata de um e de pelagem rajada ainda procura por um lar.

Mariani Vaz Domingues, proprietária do Gato Preto Cat Café: “Trabalhar ajudando vários gatinhos a terem um lar responsável é uma meta de vida”
Mariani Vaz Domingues, proprietária do Gato Preto Cat Café: “Trabalhar ajudando vários gatinhos a terem um lar responsável é uma meta de vida” | Foto: Jéssica Sabbadini

Domingues afirma que o Gato Preto Cat Café é a realização de um sonho de profissional e de vida. “Trabalhar ajudando vários gatinhos a terem um lar responsável é uma meta de vida”, aponta. Além disso, ela garante que o desejo é de quebrar alguns tabus envolvendo os gatos, principalmente os de pelagem preta, que têm a “fama” de “dar azar” e de serem traiçoeiros. Para isso, o objetivo é promover rodas de conversa sobre a adoção responsável de animais, assim como do comportamento e da saúde dos felinos.

LEIA TAMBÉM:

= Convívio com animais traz benefícios à saúde física e mental do tutor

Domingues explica que sempre foi apaixonada pelos animais e desde criança sabia que queria ser veterinária. Durante a maior parte da vida, foi mais ligada aos cães, mas isso mudou quando adotou a primeira gata, a Gaita Ayla, ainda durante a faculdade. A gata de pelagem preta foi a inspiração para o café, tanto que a logo é um gatinho cego de um olho, assim como a Gaita. “A Gaita tem 15 anos, trouxe minha paixão pelos gatos e pela medicina felina. Foi ela a razão de tudo”, afirma. A veterinária agradece o apoio que vem recebendo de muitas pessoas, principalmente de gente que compartilha do mesmo sonho: oferecer amor aos gatos.

Visitas ao espaço onde ficam os animais são feitas no período da tarde e o número de pessoas é limitado; Docinho procura um lar
Visitas ao espaço onde ficam os animais são feitas no período da tarde e o número de pessoas é limitado; Docinho procura um lar | Foto: Jéssica Sabbadini

RESPEITO AO COMPORTAMENTO

Domingues aponta que todos os gatos que estão no café e os que estão por vir são gatos sociáveis por já terem passado por outros lares temporários em casas de famílias, o que ajuda a evitar o estresse nos animais. Outro ponto importante, segundo ela, é que o ambiente é cat friendly, sendo planejado especificamente para atender e respeitar o comportamento dos felinos, com ambientes para que eles possam ficar sozinhos e no silêncio, por exemplo, além do enriquecimento vertical.

As visitas são feitas apenas no período da tarde e o número de pessoas é limitado. O local também conta com uma monitora, responsável por cuidar dos animais e orientar os visitantes.

NO CARDÁPIO

Com a temática dos gatos em todos os detalhes, como nas tortas três chocolates e maracujá, que vão acompanhadas com um gatinho decorativo de chocolate. O rosto dos gatos também enfeita as bebidas, como os cappuccinos quentes e gelados.

Além da área dos gatos, o café também tem uma área cat friendly para os visitantes que quiserem trazer seus animais. A única exigência é que os animais sejam sociáveis e fiquem na guia.