Cães são resgatados de tubulação de galerias de águas pluviais em Rolândia
Ação aconteceu na sexta e mobilizou servidores municipais, com o apoio de um bombeiro
PUBLICAÇÃO
sábado, 17 de janeiro de 2026
Ação aconteceu na sexta e mobilizou servidores municipais, com o apoio de um bombeiro

Dois cachorros que estavam presos na tubulação das galerias de águas pluviais na Estrada Rolândia-Pitangueiras (Região Metropolitana de Londrina) foram resgatados no fim da tarde desta sexta-feira (16). A ação mobilizou servidores municipais de Rolândia, com o apoio de um bombeiro.
Pessoas que passaram pelo local ouviram latidos vindos do interior da tubulação. O primeiro registro ocorreu ainda no dia 3 de janeiro, quando o Corpo de Bombeiros chegou a realizar buscas, mas não conseguiu localizar os animais.
Nesta sexta-feira, os latidos mais intensos, vindos de uma boca de lobo específica, levaram cidadãos a acionarem novamente o socorro. O vereador Guilherme Spanguemberg, que foi procurado pelos moradores, entrou em contato com o secretário de Serviços Públicos e de Infraestrutura, Lucinei Masson.
O secretário, com o diretor da pasta, Paulo Chacal, além do apoio dos servidores municipais Silvio e Serginho, realizaram o trabalho. O resgate também teve a colaboração do sargento Bellozo, do Corpo de Bombeiros, que, mesmo fora do horário de expediente, prestou assessoria técnica ao passar pelo local.
Utilizando uma técnica normalmente empregada para desobstruir bueiros, a equipe conseguiu acessar a tubulação e retirar os animais com o auxílio de um balde. Os dois cachorros estavam visivelmente fracos e assustados.
A cadela caramelo ficou sob tutela provisória de dois moradores que acompanharam o processo de resgate, identificados como Renan e Emanuelly. Já o cachorro malhado permanece sob tutela provisória do secretário Lucinei Masson.
.
(Com informações da Prefeitura de Rolândia)


Da Redação
Jornalismo


