Cães são encontrados mortos em terreno
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 28 de janeiro de 2009
Marcela Rocha Mendes<br> Equipe da Folha 
Após uma denúncia da Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba (SPAC), policiais da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) encontraram um terreno, no Bairro Alto Boqueirão, que seria usado como depósito para cachorros mortos. No local estavam sete carcaças de cães em diferentes estados de decomposição, além de lixo.
A denúncia partiu do testemunho de uma mulher que, no último domingo pela manhã, passava pelo local acompanhada do marido e do filho e viu o corpo de cinco cães, alguns deles queimados em fogueiras.
Segundo a presidente da Sociedade Protetora, Soraya Simon, a mulher teria contado que, no terreno, acontecia uma grande festa e os corpos estavam jogados próximos ao estacionamento. No local também foram encontradas fitas de cetim amarradas nas árvores, nas cores vermelha e verde.
"Tememos que algum tipo de ritual tenha sido praticado com estes animais, que foram mortos entre sábado e domingo durante a festa, provavelmente com a presença ou participação dos frequentadores. Ritual ou não, há indícios de crueldade extrema", apontou Soraya. Mas, segundo o superintendente da DPMA, Edson Andrade Vieira, os moradores próximos disseram ser comum o despejo de animais mortos no local.
"Não encontramos nenhum indício de ritual no local. Havia algumas fogueiras, mas, aparentemente, foram feitas para a queima de lixo. Encontramos os cachorros jogados em várias partes do terreno. Foi uma coincidência que essa pessoa tenha visto aquela cena", explicou.
De acordo com Vieira, a investigação deve continuar. Uma nova testemunha já teria sido convidada a dar o depoimento, mas ela também não acreditaria na hipótese de que tenha havido crime.


