Curitiba - As temperaturas mais baixas chegaram e cães e gatos também sentem frio e podem ficar doentes. Portanto, essa é hora de tomar algumas providências para manter seu pet saudável nestes meses mais gelados.

.
. | Foto: iStock

A médica-veterinária do HVB (Hospital Veterinário Batel), em Curitiba, Melanie Anesi Laska, informa que é possível identificar se o animal está com frio, observando alguns sintomas. "Tremores são muito comuns e facilmente observados, especialmente após um passeio fora de casa, onde a temperatura é mais baixa”, alerta. Se o animalzinho estiver encolhido e quietinho num canto mais quente, isso também pode ser um sinal de que ele está com frio. “Respiração lenta também é um sinal de frio, porém é menos presenciado que os outros”, comenta.

De maneira geral, os animais maiores e com pelos longos resistem melhor ao frio, por criarem uma barreira física protetora da pele, já os pequenos e de pelos curtos acabam sofrendo mais.

COMO AQUECER O CÃO

E como aquecer o cãozinho no inverno? "Se notar que ele sente frio, acomode-o em local aquecido e coloque um cobertor sobre ele. Caso ele tenha que ficar do lado de fora de casa, forneça uma casinha em um local mais escondido, longe da chuva e correntes de ar, com cobertores e paninhos para que ele possa se aquecer", detalha a veterinária.

E O GATO?

Já os gatos ficam encolhidos e embaixo das cobertas por mais tempo durante o frio, com os pelos arrepiados, patas e orelhas mais frias, além de ficarem mais tempo expostos ao sol e mais próximos dos tutores e companheiros felinos.

Devido à baixa imunidade, é comum notar gripe entre os felinos. Os sintomas são espirros, secreção no nariz e conjuntivite. “Os gatos que têm asma ou bronquite podem ter mais crises nessa época. Deve-se ter cuidado com os aquecedores de ambiente”, afirma. Isso porque esses equipamentos diminuem a umidade do ar causando ou agravando os problemas respiratórios.

ANIMAIS IDOSOS E FILHOTES

A atenção deve ser redobrada aos animais idosos e filhotes. “Os animais com idade avançada ou que sofrem com problemas osteoarticulares, como artroses e hérnia de disco, tendem a sentir mais dor em dias mais frios”, observa a profissional.

Portanto, é importante mantê-los aquecidos e as roupas podem ser grandes aliadas. Pela dificuldade que apresentam em manter a temperatura do corpo, os cães e gatos idosos estão mais propensos a adoecer quando as temperaturas esfriam.

“Se o cão possui algum problema articular, é comum também observar maior dificuldade em sair da caminha. A dica é espalhar cobertores pela casa e verificar se é o caso de prevenir os problemas de artrite que se observam com frequência em cães e gatos mais idosos”, sugere Laska.

Gatos idosos têm em geral artrose, o que piora no frio, fazendo com que tenham mais dor e dificuldade de se deslocar até comedouros e bebedouros, subir nas camas e sofás e entrar em armários.

Para os felinos, a dica é espalhar cobertas pela casa, colocar tocas e caixas de papelão com mantas dentro e evitar cômodos muito gelados. Para quem tem gato com acesso aos carros, cuidado máximo, já que eles podem entrar nos motores em busca de calor.

HIDRATAÇÃO E VACINA

É importante também monitorar a hidratação, estimulando o consumo de água e de alimento úmido, espalhando mais potes e fontes de água pela casa.

A vacinação em dia aumenta a imunidade, protegendo seu pet contra doenças sazonais. “Elas são importantes em todas as épocas do ano e são definidas conforme idade e estilo de vida do gato.”

CONFIRA MAIS DICAS

Roupinha em animais de pelagem curta não é frescura. Escolha um modelo que cubra o dorso e o peito do seu cão. Nos gatos, as roupas são indicadas somente para os gatos sem pelos, com os da raça Sphynx. Em geral, os gatos não gostam de usar roupas e nem de tomar banho

Leve seu pet para passear nos horários em que não estiver ventando ou chovendo

Vacine anualmente seu cão contra a gripe canina. A doença é muito contagiosa nas épocas frias do ano

Aquecedores podem ser utilizados, desde que respeitando a distância e as recomendações do produto para não comprometer a saúde dos animais e evitar acidentes como queimaduras e choques elétricos, especialmente em gatos

(Com informações do HVB)

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1