Cadeia de Arapongas abriga mais que o dobro da capacidade
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 19 de março de 2003
Giovana Kindlein<br> Reportagem Local 
Arapongas - Preocupado com o grande número de presos na Cadeia Pública de Arapongas (37 km a leste de Londrina), o delegado titular do município, Valdir Abrahão da Silva, pediu ontem uma solução ao delegado-chefe da 10Subdivisão Policial (SDP) de Londrina, Jurandir Gonçalves André, e ao juiz da Vara de Execuções Penais, Roberto Ferreira do Vale. Hoje, a cadeia de Arapongas abriga 71 detentos, mas tem capacidade para apenas 34.
O delegado-chefe da 10SDP disse que ''há excesso de presos, mas ainda não existe superlotação em Arapongas''. Segundo André, o problema em Londrina é bem maior e poderia ser resolvido com a construção de presídios. ''Enquanto isto não acontece, o problema está sendo administrado com a movimentação de detentos para penitenciárias do sistema prisional do Estado''. Esta é a sugestão que André reencaminhou a Silva.
Além da carceragem da Delegacia de Arapongas estar abrigando 71 presos, conforme Abrahão, cerca de 30 deles já foram condenados e poderiam estar cumprindo suas penas em penitenciárias do Estado. Para o delegado, ''a superlotação está causando muita agitação nos presos devido à falta de espaço físico''. Ele teme novas tentativas de fuga. ''Some-se a isto, a preocupação constante da Polícia com uma possível rebelião na carceragem'', completou. A reportagem não conseguiu falar com o juiz corregedor Roberto Do Valle.


