A Coordenadoria das Associações Comerciais e Industriais do Oeste do Paraná (Caciopar) quer apoio do governo do Estado para que a região seja classificada como pólo industrial nos ramos eletroeletrônico e eletromecânico. Segundo o presidente da Caciopar, comerciante Valmor Lemainski, de Cascavel, há estruturas capazes de amparar a instalação de empresas destes setores.
Valmor Lemainski observa que a Universidade Estadual do Oeste do Paraná implantará, no início de 98, o curso de engenharia elétrica no campus de Foz do Iguaçu. O Centro Federal de Educação Tecnológica de Medianeira já forma profissionais de nível médio no setor. ‘‘Isso garante técnicos para atuar nas empresas’’, frisa o presidente da Caciopar.
Os empreendimentos seriam favorecidos também pelo fato da região ser de fronteira com países do Mercosul para os quais poderiam ser exportados componentes e produtos. Em documento ao governador Jaime Lerner (PFL), a Caciopar salienta o fato da região ser grande produtora de energia elétrica - com as usinas de Itaipu e Salto Caxias (em construção) - para alimentar o setor industrial.
O entendimento da Caciopar é que o governo do Estado tem se empenhado em consolidar diversos tipos de empreendimentos nas diferentes regiões - por exemplo, a indústria automobilística na Região Metropolitana -, e na eletroeletrônica e eletromecânica há ‘‘espaço aberto’’ para o Oeste paranaense. Segundo Valmor Lemainski, cabe à região se mobilizar na reivindicação ‘‘para que o governo se motive a apoiá-la’’.

mockup