Giovani Ferreira
De Curitiba
Uma equipe do Batalhão da Polícia Florestal surpreendeu, na manhã de ontem, um grupo de caçadores no Km 44 da Estrada do Cerne, em Campo Largo (Região Metropolitana de Curitiba), portando armas, caças abatidas e munição. Os caçadores foram presos em uma barreira de rotina, desenvolvida geralmente à noite e na madrugada, períodos em que os caçadores acreditam que a fiscalização é mais branda.
Junto com os três homens foram apreendidas cinco espingardas cartucheiras calibre 28, um cateto (porco do mato) e dois tatus. Os primeiros a ser presos foram Antônio Grande, 52 anos, e Anselmo Toaldo, 49 anos, que já haviam deixado o local onde estavam caçando e no momento da abordagem, por volta das 6 horas, dirigiam-se de volta para Curitiba em uma picape Ford F-75.
Dentro do veículo os policiais encontraram apenas o cateto. As armas, a munição e os dois tatus foram descobertos em uma vistoria feita na chácara onde aconteceu a caçada, de propriedade de Faustino Manosso, 54 anos. Manosso também acabou sendo preso por prática ilegal de caça e porte ilegal de arma.
Os três caçadores foram encaminhados para a Delegacia de Proteção do Meio Ambiente (DPMA), onde foi lavrado um termo circunstanciado. Durante a semana eles devem ser encaminhados ao juiz, que irá definir a multa a ser aplicada. Independente da multa, eles vão responder processos por caça e porte ilegal de arma.

mockup