Uma semana depois de o governador Jaime Lerner (PFL) ter assinado o convênio que garante dois novos cursos para a Fecilcam, agora é a vez do Grupo Educacional Integrado anunciar seus primerios cursos superiores para 98. O Conselho Nacional de Educação aprovou esta semana a implantação do curso de medicina veterinária a partir do ano que vem, com 80 vagas. Também já está aprovado o curso de comércio exterior (120 vagas).
O Grupo Integrado é uma empresa formada há 11 anos por diversos empresários e agricultores de Campo Mourão. O grupo mantém um colégio particular e desde 93 luta para se transformar em universidade. Há esperança de que o primeiro vestibular, que será realizado entre o final de janeiro e início de fevereiro, conte ainda com os cursos de processamento de dados, relações internacionais e ciências da computação.
Esses três cursos já tiveram pareceres aprovados pelo Ministério da Educação e só estão aguardando aprovação das comissões do Conselho Nacional. Além disso, já estão protocolados no MEC os pedidos para os cursos de direito, psicologia, engenharia elétrica, agronomia, matemática e farmácia bioquímica. Animado, o grupo prepara ainda projetos para os cursos de enfermagem, fisioterapia e engenharia civil.
Na Fecilcam, já está confirmado o vestibular para os cursos de matemática e engenharia em agroindústria. A Universidade Paranaense (Unipar), de Umuarama, acena com a possibilidade de abrir em 98 o curso de fisioterapia ou enfermagem.