Quatro pessoas foram presas na tarde de ontem acusadas de invadir o gabinete e agredir a socos e pontapés o prefeito Antônio Scadelai (PFL), de Santa Inês (120 km ao norte de Maringá). Segundo o delegado Dionísio de Carvalho Arruda, quem comandou a invasão foi Igor José Saraiva Silva, 18 anos, filho da vereadora Luísa Saraiva Silva (PMDB), 46 anos. O prefeito sofreu ferimentos superficiais e recebeu curativos no próprio gabinete.
Segundo a secretária do prefeito Sandra Regina de Carvalho, o gabinete foi revirado, ‘‘ficou de ponta-cabeça’’. Segundo o delegado, os invasores não estavam armados. Eles foram levados para a cadeia de Colorado (a 30 km de Santa Inês). ‘‘É uma briga particular entre a vereadora Luísa e o prefeito. Pra mim, tá todo mundo louco pra resolver as coisas desse modo’’, disse o policial.
A briga entre os dois começou com um mandado de segurança impetrado pela vereadora na Justiça pedindo a anulação de concurso público promovido pela prefeitura. ‘‘A Justiça barrou o concurso que o prefeito queria fazer para colocar 110 novos funcionários. A prefeitura tem 150 servidores. A cidade tem 1.990 habitantes. Não é um absurdo?’’, reclamou a vereadora. Segundo ela, o concurso não estava previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias e por isso seria ilegal.
Luísa, que também é vice-presidente da Câmara, contou que na sessão da última quarta-feira da Câmara Municipal fez um discurso contra o concurso e teria sido xingada pela ‘‘empregada doméstica e pela secretária do prefeito’’. ‘‘Na saída da sessão elas me bateram, caí no chão, fui agredida na cabeça, tenho problemas de saúde, e acabei passando toda a noite de quarta e a manhã de quinta num hospital de Colorado, com uma bruta dor de cabeça’’, contou Luísa. O Hospital Santa Clara de Colorado confirmou que o médico Arnaldo de Almeida tratou de Luísa e recomendou uma tomografia, que ela deveria fazer ontem em Presidente Prudente (SP). Luísa, segundo o hospital, teve escoriações generalizadas no rosto, braços e cabeça.
Segundo a vereadora, ela teria sido agredida também por três irmãos do prefeito (Emílio, Manuel e Rubens). O presidente da Câmara Aparecido Lourenço de Oliveira disse que também foi agredido durante a sessão de quarta-feira. O delegado Arruda confirmou a briga e as agressões contra o presidente e sua vice. ‘‘Mas eu não estava lá por isso não pude prender ninguém’’, disse o policial.
Luísa lembrou que o prefeito Scadelai é o mesmo que no início deste ano deslocou o servidor-vereador João de Freitas (PMDB) do posto de coordenador do sistema de abastecimento de água para o de lixeiro da prefeitura por motivos políticos. ‘‘A Justiça já mandou que o prefefito recolocasse o João no seu antigo posto, mas até hoje, nada’’, lamentou ela.
Ontem, antes da invasão a seu gabinete, o prefeito Scadelai disse à Folha que só ficou sabendo da briga na Câmara depois da confusão. ‘‘Não me meto nessas briguinhas’’, disse ele. ‘‘O que eu sei é que ela ofendeu umas moças e depois foi agredida. Ela já vinha maltratando essas moças. Quanto ao concurso, estou com falta de funcionários e o concurso é previsto na lei’’, argumentou.
O delegado Arruda também afirmou que a vereadora deu início à confusão na Câmara. ‘‘O presidente da Casa foi quem esmurrou as moças’’, disse o policial, que não estava presente durante a briga.

mockup