Brasileiro lidera equipe americana
O brasileiro Eduardo Jany, de 35 anos, vive há 25 anos nos Estados Unidos e há nove anos faz parte da Swat, na cidade de Seatle. Pela segunda vez ele está em Curitiba para treinar policiais brasileiros. Em 1996, Jany esteve na cidade participando de um seminário. Desta vez o curso é bem mais completo e detalhado, disse Jany.
Nascido em São Paulo, Jany, conta que foi embora com a família para os Estados Unidos ainda criança e foi naturalizado cidadão americano. Meu pai foi trabalhar como funcionário de uma companhia e hoje é empresário, diz o policial. Há dez anos, ele voltou ao Brasil para passar uma temporada com familiares que ficou aqui, para relembrar a Língua Portuguesa, que já estava quase esquecida.
Jany se casou com uma oficial de polícia, que trabalha como adestradora de cães. Questionado sobre como se sente representando uma espécie de herói brasileiro, que conseguiu trabalhar na Swat americana, ele é modesto. Estou longe de ser herói, diz em Português com sotaque. (M.K.)





