Bosque Central de Londrina é reinaugurado neste sábado
Melhorias começaram a ser realizadas em fevereiro de 2021 e deveriam ter sido concluídas em julho
PUBLICAÇÃO
sábado, 08 de janeiro de 2022
Melhorias começaram a ser realizadas em fevereiro de 2021 e deveriam ter sido concluídas em julho
Reportagem local
A Prefeitura de Londrina concluiu e entregou as obras do Bosque Central Marechal Cândido Rondon neste sábado (8) à tarde. O espaço público, localizado no centro da cidade, começou a ser revitalizado em fevereiro de 2021, recebeu cinco aditivos de prazo e a entrega da obra era muito aguardada pela população.
A entrega dos serviços, pela San Pio Construtora, aconteceu no dia 5 de dezembro, contudo foi considerado pelo Município que não houve a execução de todos os serviços, com os devidos acabamentos de acordo com o projeto. Com isso, os acabamentos finais foram executados pelos funcionários da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) e da Secretaria de Obras. A Prefeitura de Londrina esclarece que a San Pio Construtora sofrerá processo administrativo e será penalizada.
“O Bosque é um lugar histórico no coração de Londrina, tendo ao lado a Catedral, a Igreja Metodista, a Biblioteca e tantos outros componentes históricos da nossa cidade”, afirmou o prefeito Marcelo Belinati, que visitou o espaço no início da tarde Ele disse que tem na memória quando o Bosque abrigava o terminal de ônibus. “Com a revitalização, sai a coisa ruim e entra as coisas boas”, concluiu pedindo o apoio dos moradores para ajudar a Prefeitura a cuidar do local.
O prefeito esteve acompanhado de secretários municipais e também do padre Wendel Perre, representando a Catedral, e a pastora Flavia da Igreja Metodista Central de Londrina, que fizeram orações com a comunidade
A Prefeitura investiu aproximadamente R$ 2,8 milhões, recursos municipais, para realizar todas as melhorias. Os serviços incluíram novos trajetos de passeio e caminhada, palcos para apresentações, pois foram abertos diversos corredores internos; colocação de academia ao ar livre, parquinho infantil, quadra esportiva, circuito pet e arquibancada; novas calçadas acessíveis, com piso tátil em toda a extensão do Bosque e entorno; instalação de sistema moderno de iluminação, faixas elevadas interligando as avenidas Rio de Janeiro e São Paulo, e canaletas de água pluvial, para recolher água de chuva.
Também foram inseridos mobiliários, como mesas, cadeiras, bancos e lixeiras, e o local também recebeu nova pintura, tornando o bosque mais colorido e alegre. Também foi feito paisagismo, com implantação de gramas e de espécies de flores, entre outros serviços, pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), e executadas muretas em alvenaria e escadas.
Outra melhoria implantada pela Prefeitura de Londrina no Bosque Central foi um sistema de videomonitoramento, com câmeras, monitoradas pela equipe da Guarda Municipal, da Secretaria Municipal de Defesa Social.
O Bosque Central também recebeu nova iluminação com lâmpadas de LED, por meio da Londrina Iluminação. Foram inseridos 47 postes de cinco metros espalhados pelo interior do bosque; cinco postes (total de 10 luminárias) de 12 metros, sendo três na área central do bosque e duas perto da quadra de esportes; 38 projetores, sendo quatro na quadra de esportes. Também foi implantado sistema antifurto, para evitar furtos de fios e vandalismo, e feita a reforma dos postes externos. (Com informações do N.Com)
Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1