Bosque Alemão recria a história de João e Maria e tem até bruxa
O Bosque Alemão é história desde a sua entrada. Ao chegar, o visitante encontra uma placa que indica o início do clássico infantil João e Maria, dos irmãos Wilhelm e Jakob Grimm, escrita em 1812. Depois, vem uma trilha que traz 12 painéis com o resumo e as ilustrações da história.
No meio da trilha, surge a casa encantada - que representa aquela de chocolate, da bruxa malvada. Dentro dela, uma bruxa - boazinha, segundo uma de suas intérpretes - conta histórias para as crianças, todos os dias. Durante a semana, os horários são agendados para escolas. Nos finais de semana, o programa que começa às 16h é voltado para os visitantes do Bosque. As crianças podem ser acompanhadas por adultos numa leitura ao ar livre, entrando no clima da história, até chegar na casa da bruxa. O envolvimento é tanto que só falta as crianças tentarem experimentar uma lasca da casa.
Rute Ferreira Pulsides, 45 anos, é uma das professoras que faz o papel de bruxa e conta histórias de autores como Ana Maria Machado e Irmãos Grimm. Rute brinca e canta o tempo inteiro. Também aproveita para dar lições de preservação ambiental. A casa encantada recebe 450 crianças durante a semana e 300, nos finais de semana.
As crianças participam da história e saem alegres do bosque. Elas gostam de ouvir histórias - principalmente fora da sala de aula. Jaqueline Andrade de Mattos, 8 anos, já foi duas vezes ao Bosque Alemão. Acho legal escutar histórias. Ajuda a gente na sala de aula, quando a professora pergunta alguma coisa.
A programação dos Faróis do Saber também prevê a leitura de histórias para crianças, principalmente de 4 a 9 anos. As escolhidas são as que têm fadas e bruxas. Ruth Rocha e Irmãos Grimm sempre estão no planejamento. Depois das histórias, as crianças fazem trabalho oral ou manual para desenvolver a criatividade.(A.C.)





