James Alberti e
Rubens Burigo Neto
De Curitiba
Um bonde com mais de 70 anos volta a ser usado hoje, na Praça Tirandentes, em Curitiba. Depois de passar por uma reforma que durou cinco meses, o bonde recuperou as cores originais e passa a abrigar uma Central de Informações Turísticas. O modelo tem 8 metros de comprimento e 2,40 metros de largura e é o único exemplar que restou dos 50 que circularam por Curitiba até a metade do ano de 1952.
A restauração do ‘Birney’, de fabricação americana, custou R$ 50 mil. Os recursos foram obtidos através de uma parceria entre a prefeitura e o Sindicato das Empresas do Transporte Coletivo de Curitiba. A reforma foi feita por quatro funcionários da antiga Rede Ferroviária Federal, coordenados pelo mecânico e pesquisador ferroviário Carlos Dias Correia Augusto.
Externamente o bonde ficou com as cores originais usadas até a década de 50. Os anúncios publicitários também têm a pintura igual à usada na época. O teto é num tom grafite, e o restante do veículo bicolor, amarelo e branco. Todos os equipamentos metálicos e de marcenaria foram refeitos na própria oficina da antiga RFFSA. O restaurador se baseou em fotografias antigas para manter a originalidade das peças. ‘‘O que nos facilitou um pouco foi utilizar materiais modernos, como a massa plástica e tintas especiais, que vão conservar o veículo para que ele possa ficar exposto ao ar livre’’, salienta Correia. A preocupação com atos de vandalismo também foi priorizada. O acrílico inquebrável substitui alguns moldes de vidro.

mockup