O Corpo de Bombeiros informou que, até o início da tarde desta sexta-feira (28), continua a buscar a vítima desaparecida após as explosões consecutivas no setor de armazenamento de grãos na Cooperativa C.Vale em Palotina, no Oeste do Paraná. A tragédia aconteceu na tarde desta quarta-feira (26) e deixou oito mortos e 11 feridos.

Imagem ilustrativa da imagem Bombeiros seguem busca por vítima desaparecida em explosão em Palotina
| Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros

LEIA TAMBÉM: Dois feridos na explosão em Palotina seguem intubados no HU de Londrina

Sobe para oito número de mortos em explosão em Palotina

C.Vale: Prefeito de Palotina lamenta explosão que deixou oito mortos

Crea-PR afirma que vai fiscalizar área da explosão na Cooperativa C.Vale

Rogério Lima de Araújo, tenente-coronel do 4º Grupamento de Bombeiros de Cascavel, afirma que as equipes de busca foram mantidas e que os bombeiros trabalharam, inclusive, durante a madrugada desta sexta-feira em conjunto com engenheiros e outros profissionais da cooperativa.

"Temos três frentes de trabalho: uma das nossas equipes, junto com técnicos da cooperativa, está fazendo um reconhecimento minucioso de como funciona o túnel, pois, com o reconhecimento, vamos investir em uma etapa de trabalho no túnel três, que está obstruído. Uma outra frente de trabalho é a retirada dos grãos, que tem um volume muito grande. Essa tarefa já foi iniciada pela cooperativa, mas agora vamos usar equipamentos de sucção de maior vazão. E a terceira frente de trabalho são os cães de busca, que fazem a varredura das áreas", explica Araújo.

As atividades, que, conforme o tenente-coronel, são dificultadas por conta dos escombros, têm o objetivo de apontar o local exato onde a vítima está. Segundo Araújo, cerca de três mil toneladas de grãos já foram retiradas, mas ainda existem, em média, 11 mil toneladas restantes.

O tenente-coronel conta que há suspeitas de que a vítima esteja nos fundos do armazém três, já que o local foi indicado pelos cães. "A área está muito colapsada, tem um volume enorme de grãos e foi avariada em sua estrutura de túnel. Partes do túnel foram parar, inclusive, no teto do armazém."

Devido à força da explosão, o Corpo de Bombeiros acredita que as chances de a vítima desaparecida ser encontrada viva são pequenas. "Temos que ser realistas, mas também temos esperanças e estamos colocando todos os esforços para encontrar a vítima o mais rápido possível", relata.

VEJA OS VÍDEOS DIVULGADOS PELOS BOMBEIROS:

VELÓRIO DAS VÍTIMAS

Os corpos dos sete trabalhadores de origem haitiana mortos na explosão da Cooperativa C.Vale estão sendo velados de forma coletiva Ginásio de Esporte Romeu Hendges (Umesp). A comunidade haitiana que vive em Palotina tem comparecido para prestar apoio e condolências às famílias das vítimas. O trabalhador brasileiro, por sua vez, está sendo velado em uma capela particular.

Até a publicação desta reportagem, não havia informações sobre o sepultamento das vítimas. Segundo a assessoria de imprensa do Sintrascoopa (Sindicato dos Trabalhadores em Cooperativas de Palotina e Região), a única confirmação é que as vítimas haitianas serão enterradas em Palotina.