Bombeiros já haviam notificado administração
Apesar de estar com a vistoria anual feita pelo Corpo de Bombeiros em dia, só este ano o Center Shop recebeu duas notificações do setor de prevenção e vistorias do Grupamento. Segundo o chefe do setor, tenente Rodrigo Nakamura, o local precisa readequar as condições de armazenamento da central de gás e providenciar iluminação nas áreas de segurança.
''No caso do incêndio de sábado, não teve nenhuma relação com essas questões e a central de gás estava longe do local atingido pelo fogo. Mesmo assim, é preciso manter esses itens em dia'', alertou.
Ainda segundo o tenente, se o shopping contasse também com os ''chuveiros automáticos'', sistema que garante a ligação de água no momento que a fumaça começa a se alastrar no ambiente, haveria uma grande possibilidade de o estrago ter sido menor. ''Não há nenhuma exigência que obrigue o administrador a instalar esse tipo de sistema, mas é uma garantia a mais de segurança para locais como shoppings, onde há momentos que não fica ninguém no local. Quando não há ninguém, o chamado demora mais e o fogo consegue atingir mais força'', completou. (F.B.)
Dicas de segurança
Estabelelecimentos comerciais passam por vistorias anuais realizadas pelos bombeiros. Além disso, é preciso ficar atento e seguir algumas orientações para evitar acidentes
- ao deixar o local, checar se todas os plugues estão desconectados da tomada;
- evitar colocar vários plugues na tomada através de um ''T'' ou ''benjamim''
- tirar da tomada os eletrodomésticos que ficam em ''stand by'' quando desligados;
- manter equipamentos de segurança (extintores, portas com saída de emergência, etc)
- chuveiro automático é um ótimo sistema de combate quando surge um incêndio em horários que não há ninguém no estabelecimento
Fonte: 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros





