Londrina – O Corpo de Bombeiros lista algumas dicas importantes, como fazer periodicamente a manutenção do sistema elétrico, ter um quadro de luz bem localizado, um disjuntor específico para o chuveiro. Não improvise instalações elétricas e nem faça consertos em tomadas e interruptores sem que esteja familiarizado com isso. Não sobrecarregue as instalações elétricas com "plugues T" ou extensões.
O encanamento a gás também merece destaque. O ideal é que a tubulação, feita preferencialmente em cobre, seja instalada nas paredes. Caso a família utilize o botijão, deve cuidar para que a borracha e o registro do gás sejam trocados dentro do prazo de validade. Não use ferramentas para apertar a borboleta do registro ao conectar ao botijão. Em caso de vazamento ou fogo, será difícil para desconectar e parar o vazamento.
O fogão é outro item que requer cuidados. Durante a fritura, pode ocorrer de uma chama se levantar da frigideira. Quando algo que está superaquecido se inflama, não se deve colocá-lo em baixo da torneira, pois isso irá alimentar o fogo. O ideal é abafar, no lugar em que estiver o vasilhame em chamas, com uma tampa ou pano úmido. Nunca coloque alimento no fogão e se descuide, indo dormir ou assistir a televisão, por exemplo. Muitos incêndios começam desta forma. (C.F.)

mockup