O Corpo de Bombeiros notificou a Prefeitura de Londrina sobre a falta de segurança na passarela de Natal instalada sobre o lago Igapó dois, na zona sul. A corporação fez uma vistoria no local nesta semana após receber uma denúncia e constatou os problemas, como a falta de sinalização da saída de emergência e, principalmente, o guarda-corpo deficitário. O alerta frustrou os planos do município, que iria inaugurar a decoração natalina na noite desta quinta-feira (10).

“São algumas irregularidades básicas, mas muito importantes para medidas de prevenção, como a proteção por guarda-corpo, saída de emergência sinalizada, extintores. Hoje existe um guarda-corpo por cordas. Isso não é autorizado pela legislação do Corpo de Bombeiros. O guarda-corpo tem que ser estrutural, os balaústres devem estar posicionados na vertical e não na horizontal”, destacou a tenente Ana Julia Takata, do 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros.

LEIA TAMBÉM: Cápsula do futuro é aberta no aniversário de 75 anos de Ibiporã

Além disso, a corporação também avisou o município sobre a necessidade da presença de um guarda-vidas no local após o funcionamento, seguindo o que prevê a legislação nesse tipo de evento. “Esse serviço não é de competência do Corpo de Bombeiros. A empresa é que deverá contratar um profissional particular para fazer a proteção. A prefeitura informou que terá um profissional preparado”, afirmou.

Após a correção das irregularidades, o poder público municipal terá que oficiar os Bombeiros para que uma nova fiscalização seja feita, com o objetivo de liberar a passarela, que está sendo sustentada por três balsas. A reportagem procurou o Núcleo de Comunicação da prefeitura sobre os apontamentos do Corpo de Bombeiros, entretanto, não recebeu nota atualizada até a finalização da matéria.

Na quarta-feira (9), o Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina) divulgou que inauguração estava adiada para os “detalhes finais na instalação da decoração que abrange, além do centro, outros 16 pontos pela cidade, incluindo rotatórias, praças, avenidas e prédios públicos” e em razão do “pedido de adaptações na passarela pelos Bombeiros”. A cerimônia deverá ser na semana que vem, em dia e horário ainda não definidos.

CUSTOS

A passarela tem 196 metros de comprimento por três metros de largura. A estrutura principal, onde fica a árvore de Natal de 32 metros de altura, possui 20 metros quadrados e terá capacidade de receber até 200 pessoas por vez. A decoração de Natal na cidade custa cerca de R$ 4,9 milhões. Somente a ornamentação no lago é orçada em R$ 1,8 milhão.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.