Ao frequentar locais com aglomerações de pessoas, a orientação do Corpo de Bombeiros é que a primeira coisa a fazer é verificar as saídas. ''Quando você entra em um lugar, já deve procurar se existem outras saídas e também saber a direção de onde você veio'', afirma o sargento Evaldo Leonardo Sobrinho.
Verificar se o local tem iluminação de emergência e sinalização também é tarefa que pode ser realizada por leigos. Vale lembrar que equipamentos e projeto são pensados para um número determinado de pessoas. Quando há excesso de público, os problemas são proporcionalmente maiores. Em julho de 2003, três adolescentes morreram e 24 ficaram feridos na entrada de um show de rock no Jóquei Clube de Curitiba.
Nesses casos, o melhor é verificar se há policiamento ou seguranças e a melhor estratégia é ficar um pouco mais longe do palco e mais perto das saídas, ou, para os mais prudentes, abortar a diversão. (A.S.)

mockup