Bomba causa tumulto no Fórum
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 23 de outubro de 2001
Andréa Lombardo<br> De Curitiba 
Uma bomba foi encontrada ontem no banheiro masculino do prédio do Fórum Cível, no bairro Centro Cívico, em Curitiba. Os próprios funcionários do edifício localizaram o artefato -de fabricação caseira- depois de receberem uma denúncia anônima por telefone, por volta das 14h30. O Comando de Operações Especiais (COE), da Polícia Militar, foi acionado e, em cerca de 23 minutos, desativou o explosivo. Ninguém ficou ferido.
Como a bomba estava no térreo do prédio, a polícia evacuou apenas os dois primeiros andares. De acordo com o 3º sargento do COE, Ed Cleso Pereira de Souza, que comandou a operação, a bomba era composta por tubos de PVC, de onde saíam vários fios ligados a um relógio e duas pilhas. Ele explicou que foi usado um ''canhão de ruptura'', que lança jatos de água para desconectar a carga principal (explosivo) do dispositivo de acionamento. O COE, segundo Souza, tem atendido de cinco a seis denúncias de ameaça de bomba por dia, a maioria simulações ou trotes. Esse número, antes dos atentados nos Estados Unidos, representavam o número mensal de ocorrências.
Por volta das 15 horas, a entrada dos funcionários foi liberada. Apenas o banheiro ficou interditado até a chegada da perícia técnica, que irá analisar o conteúdo do explosivo. O investigador da Delegacia de Explosivos e Armamento (Deam), Rogério Matiulla, adiantou que trata-se de pólvora de artefato pirotécnico. Ele não soube precisar a quantidade de explosivo, mas garantiu que poderia machucar seriamente alguém que o manuseasse.
O diretor do Fórum Cível, José Gomes Aniceto, descarta razões políticas ou ideológicas e têm duas hipóteses para o atentado. ''Ou foi uma brincadeira de mau gosto ou de alguém que não queria que alguma audiência fosse concluída'', avaliou. Segundo ele, são realizadas em média 100 audiências todos os dias. Aniceto admitiu haver falhas na segurança e disse que um plano está sendo estudado para melhorar a proteção do prédio.


