Realizado desde 1993, o projeto ''Craque Bom de Nota'' coordenado pela organização não-governamental (ONG) Associação Recreativa Esportiva e Social do Conjunto São Lourenço (região Sul de Londrina) já ensinou gratuitamente as técnicas de futebol de salão a cerca de duas mil crianças e jovens de 6 a 19 anos. As aulas acontecem diariamente, das 18 às 23 horas, na quadra esportiva da Escola Estadual Professora Vani Ruiz Viessi, no Conjunto São Lourenço, e atualmente há 200 participantes.
Além de estimular a prática do esporte, o projeto tem como objetivos melhorar o desempenho escolar dos alunos e trabalhar conceitos de cidadania. ''Temos ex-alunos que se tornaram jogadores profissionais, como os jogadores do Londrina Marcos Cruz e Carlos Eduardo. Mas o mais importante é dar uma formação cidadã aos alunos e ocupar o tempo ocioso deles com práticas saudáveis'', explicou o coordenador-geral, Genivaldo José de Lima.
A partir deste ano as atividades do projeto devem ser ampliadas. Em um terreno disponibilizado pela Prefeitura, ao lado da escola estadual em que funciona o projeto, será construída a sede da ONG. Em prédio de 460 m2 deverão ser realizados cursos profissionalizantes para os alunos, aulas de reforço escolar, de futebol de salão, nos finais de semana, e uma biblioteca será montada. A primeira fase da construção do prédio deve começar na semana que vem, mas a entidade ainda está precisando de doações de materias para a sua conclusão.
O projeto recebe apoio da Fundação de Esportes para manutenção de um estagiário e compra de bolas, mas a entidade ainda precisa de mais recursos para compra de medicamentos, uniformes e manutenção do transporte dos alunos. Além de doações espontâneas, as pessoas físicas e jurídicas podem direcionar parte do Imposto Sobre Serviços (ISS) e Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para o projeto através da Fundação de Esportes. Mais informações pelo telefones: (43) 9992-6011 e 341-2590 (falar com Genivaldo).

mockup