Bolo de Santo Antônio de Cambé terá medalhinhas e par de alianças
Venda dos pedaços acontecerá nesta sexta-feira, na Paróquia Santo Antônio e faz parte da programação da festa do padroeiro
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 11 de junho de 2025
Venda dos pedaços acontecerá nesta sexta-feira, na Paróquia Santo Antônio e faz parte da programação da festa do padroeiro
Reportagem local

Nesta sexta-feira (13), a Paróquia Santo Antônio de Cambé (Região Metropolitana de Londrina) celebra o padroeiro. Em seu louvor, promove uma das mais tradicionais festas religiosas a ele dedicada no Paraná, está na 91ª edição. Um dos destaques é o bolo de Santo Antônio, que neste ano traz um recheio especial.
As atividades religiosas começam às 7h, na Igreja Matriz (Rua Espanha, 289, Centro), com a primeira missa do dia com bênção dos pães. As demais serão às 10h, 12h e 15h. Às 17h, missa solene seguida de procissão pelas ruas centrais da cidade. Ao final, será acesa a Fogueira de Santo Antônio e terá início a quermesse, no Centro de Eventos.
LEIA TAMBÉM:
= Festa junina nas paróquias de Londrina e região: confira as datas
25 anos do Bolo de Santo Antônio
Nesta Festa, o Bolo de Santo Antônio completa 25 anos. Em comemoração ao jubileu, uma das 12 mil fatias terá um par de alianças de ouro. 30% das demais serão “recheadas” com medalhinhas especiais, comemorativas, do “Santo Casamenteiro”. As alianças, as medalhas e os pedaços do bolo serão abençoados.
A partir das 7h da sexta-feira, 13, o bolo estará sendo confeitado e embalado por cerca de 100 voluntárias, no salão paroquial. Às 9h terá início a entrega.
Santo Antônio nasceu em Lisboa, Portugal, em 13 de setembro de 1191 e morreu com 36 anos, em 13 de junho de 1231, nas vizinhanças de Pádua, Itália. Por isso, é chamado Santo Antônio de Lisboa e Santo Antônio de Pádua, um dos santos mais populares da Igreja.
É conhecido pelas tradições populares de casamenteiro, recuperador de objetos perdidos, distribuidor de pães e milagreiro, mas é preciso ressaltar também sua enorme devoção a Jesus e Maria, o amor aos pobres e por ter sido grande pregador e propagador do Evangelho. Escreveu importantes sermões, hoje editados em livros.
(Com informações da Pascom da Paróquia )

