Edson MazzettoStein, da empresa
que instalou o
telefone, tenta
promover um acordoO impasse entre 10 famílias de agricultores da região de Marechal Cândido Rondon (90 km a oeste de Cascavel), que compartilham um condomínio de telefonia ainda está sem solução. As 10 famílias disputam uma BMW, que vale cerca de R$ 70 mil, sorteada através de ligação para o 0900 da Rede Globo. A proposta discutida em reunião anteontem à noite, de ‘‘dividi-la’’ entre todas as famílias, não foi aceita por todos.
O sistema de condomínio não permite saber de qual ramal partem as ligações e cinco condôminos alegavam autoria do telefonema sorteado. Agora, as 10 famílias querem participação no prêmio.
A reunião de anteontem que deveria identificar quem efetivamente ganhou o carro, serviu apenas para aumentar o impasse. A tentativa de solução foi proposta pela empresa que instalou o telefone (045-284-1387), a Stein Telefonia Rural, de Cascavel, no nome da qual ainda está o aparelho.
O condomínio ainda não providenciou documentos necessários para sua constituição jurídica. Inicialmente, a empresa se dispôs a receber o carro para viabilizar a retirada, mas retirou a proposta para não ser diretamente envolvida na polêmica.
O diretor comercial, Eliberto Stein, que coordenou a reunião, relata que na fatura da Telepar aparecem sete ligações para o 0900, no dia 4 de janeiro, quando ocorreu o sorteio organizado pela empresa paulista Teletv. Destas, duas foram feitas após o encerramento do prazo para ligações, portanto cinco efetivamente concorreram. ‘‘Mas não há como identificar o ramal, e obviamente cada uma das cinco famílias se julga ganhadora’’.
Para complicar, não se sabe se mais de um telefonema foi dado por uma só família, e depois todas entraram na disputa pelo prêmio. Na reunião de anteontem à noite, nove quiseram ‘‘rachar’’ o carro.
O impasse aumentou com a decisão de Aloisio Léo Seidel - representado na reunião pelo filho, José Hugo Seidel -, de dividir apenas com quatro outros ramais, ou seja, famílias. O agricultor e vereador Osmar Schallemberger (PPB), que também diz ter telefonado, procurou conciliação, admitindo não ser possível precisar o ganhador. Ele se dispôs ‘‘a dividir o prêmio com todos’’. Como nenhuma das propostas foi unânime, as dez famílias pediram mais tempo para meditar.
Stein observa que a hipótese é mesmo ‘‘rachar o automóvel em dez partes’’, ou seja, admitir o condomínio como ganhador, contemplando todos os que o compõem. Segundo o diretor, o Consórcio Teletv, responsável pelo sorteio na Globo, está pronto para entregar o carro, ‘‘desde que haja acordo’’, mas se as famílias não se entenderam, ‘‘deve depositá-lo em juízo’’.
A Rede Globo não interfere na polêmica, porque segundo sua assessoria jurídica, o consórcio é ‘‘responsável exclusivo’’. A rede apenas veicula a promoção do 0900.

mockup