O BLH (Banco de Leite Humano (BLH) do HUM (Hospital Universitário Regional de Maringá), da UEM (Universidade Estadual de Maringá), distribuiu mais de 2,4 mil litros em 2019 para bebês maringaenses e da região, a partir de coletas externa, interna e em seus postos.

No primeiro quadrimestre de 2020, a distribuição já passa dos 600 litros de leite humano. As quantidades expressivas são motivo de comemoração nesta terça-feira (19), Dia Mundial de Doação de Leite Humano.

O BLH/HUM é um dos maiores do Paraná e em 30 de outubro completará 24 anos em funcionamento. Christyna Beatriz Genovez Tavares, enfermeira coordenadora do BLH/HUM da UEM, destaca que a celebração, neste ano a ocorrer totalmente on-line, traz a temática “Revisitando o passado, construindo o presente”, para que bancos do Brasil, dos países ibero-americanos e também os de língua portuguesa apresentem ações realizadas na última década.

Na manhã desta terça, às 9h, será iniciada a transmissão, capaz de contemplar até 2 mil participantes, sendo em sua maioria profissionais, doadoras e mães de bebês receptores. Conforme Tavares adianta, na próxima segunda-feira (25) haverá um evento on-line somente para os bancos de leite humano do Paraná, “para apresentarmos quais foram as comemorações que cada banco fez ao longo de dez anos”.

Banco de Leite Humano

O Banco de Leite Humano do HUM/UEM tanto incentiva o aleitamento materno quanto faz coleta, pasteurização e distribuição de leite, dando prioridade de fornecimento para prematuros internados em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva).

“No topo da lista estão os prematuros e bebês de baixo peso que não sugam. Depois, a critério médico, é possível incluir bebê com diarreia há muitos dias ou imunodeprimido, gêmeos, entre outros”, informa a enfermeira coordenadora do banco.

Os postos de coleta do BLH/HUM da UEM são: a sede, no Hospital Universitário, e outros locais em Maringá, sendo Santa Casa, Hospital Santa Rita e Hospital Paraná; em Sarandi: Hospital Metropolitano; e em Paranavaí: Programa Municipal Saúde da Mulher e da Criança, que abastece a Santa Casa de Paranavaí.

As doadoras são captadas, em grande parte, no momento em que estão em atendimento nessas unidades ou quando seus recém-nascidos estão internados. Segundo Tavares, é fundamental que haja mulheres que doem em outras situações, por exemplo, se estiverem em casa e com excesso de leite.

Serviço: Interessadas em doar devem se informar pelo (44) 3011-9174.