Binário facilita trânsito no Botânico
Da Redação
Um dos pontos mais movimentados do trânsito de Curitiba, por onde passam 1,8 mil veículos por hora, ganha mais segurança com uma nova obra. Será aberto no próximo sábado o binário das ruas Agamenon Magalhães e João Dranka, no cruzamento com a Avenida Afonso Camargo, no Jardim Botânico. Agentes da Diretran (Diretoria de Trânsito) estarão orientando os motoristas durante o período de adaptação ao novo traçado.
A Rua Agamenon perderá a mão dupla, ficando apenas com o sentido Cristo Rei-Jardim Botânico. Pela João Dranka circularão os veículos no sentido Jardim Botânico-Cristo Rei, a partir da Afonso Camargo. Com o novo sistema a Diretran pretende evitar os constantes acidentes, causados principalmente pelos veículos que fazem conversão para entrar na Afonso Camargo.
O BPTran (Batalhão de Polícia de Trânsito) registrou cinco acidentes no ponto entre janeiro e junho deste ano. As mudanças permitem a simplificação das fases dos semáforos, que serão reduzidas de quatro para duas, tornando o fluxo mais simples. Também será instalado nesta semana um semáforo para pedestres, para garantir mais segurança na transposição da via.
A Rua Urbano Lopes voltará a ter mão dupla. No momento ela está com sentido único para servir de desvio às obras de adaptação da pavimentação que foram necessárias na Afonso Camargo. Para permitir a instalação do binário, a prefeitura teve que nivelar a pista da Afonso Camargo com a linha férrea. A pista foi rebaixada em dois metros. O nivelamento permite que os carros possam cruzar a linha e ter acesso à João Dranka.
A obra faz parte do plano de transformação do sistema viário da região, implementada pela nova Avenida Maurício Fruet/Dario Lopes, que segue paralela à Afonso Camargo entre o Rebouças e o Cajuru. A nova avenida aliviou o tráfego da Afonso, que hoje serve para os deslocamentos no sentido Cajuru-Rebouças e também para os dois sentidos da linha de transporte coletivo. Já a Maurício Fruet/Dario Lopes serve no sentido Rebouças-Cajuru.





