Imagem ilustrativa da imagem Bibliotecas em Londrina realizam atendimento presencial com agendamento
| Foto: Vivian Honorato/Arquivo N.Com

Quatro bibliotecas municipais de Londrina voltaram nesta terça-feira (8) a realizar atendimentos presenciais ao público, mediante agendamento prévio, para serviços como empréstimos e devolução de livros, cadastros e doações de materiais. Esse atendimento exclusivo será feito sempre às terças e quintas-feiras, com agendamento de horário por meio dos contatos telefônicos ou e-mail de cada biblioteca (veja informações detalhadas abaixo).

A Biblioteca Pública Municipal Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, da região central, já vinha funcionando, exclusivamente neste formato de atendimento, desde o final de 2020. Agora, também retomam as atividades presenciais as bibliotecas Lupércio Luppi, na região norte; Padre Adelino de Carli (antiga Ramal Vila Nova, na área central); Eugênia Manfranatti (zona sul); e Biblioteca Infantil, na atual sede da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), também na área central. Esses espaços estavam com atendimentos presenciais suspensos desde o início da pandemia de Covid-19, em março de 2020.

Todas as medidas sanitárias e de segurança contra a Covid-19 serão respeitadas pelas bibliotecas.O uso de máscara é obrigatório para funcionários e público, assim como a disponibilização de álcool em gel.

Os atendimentos irão ocorrer apenas nas áreas de recepção e entrada de cada biblioteca, permanecendo suspenso o acesso livre ao acervo e demais salas e ambientes internos dos prédios. A escolha do material pelo interessado deverá ser feita previamente, para que as equipes possam confirmar a disponibilidade e organizar as separações.

Imagem ilustrativa da imagem Bibliotecas em Londrina realizam atendimento presencial com agendamento
| Foto: Emerson Dias/N.Com

Por meio do catálogo on-line do Sistema de Bibliotecas Públicas Municipais (acesse aqui), é possível consultar os acervos e a disponibilidade dos itens, seja com buscas gerais ou filtrando por biblioteca. Diversas obras e materiais poderão ser visualizados, em versão virtual, caso estejam disponíveis gratuitamente em portais de domínio público e outros, sendo que a indicação e redirecionamento para essas páginas é feito pelo próprio sistema.

“Respeitando todas as normas legais e medidas preventivas, a intenção é permitir que mais pessoas possam fazer empréstimos de livros, além de elaborar suas carteirinhas ou realizar doações de materiais. Isso é muito importante durante a pandemia, que já gera tantas restrições. Todos os livros devolvidos ficarão reservados em ‘quarentena’ por um período aproximado de dez dias, até que sejam novamente disponibilizados para empréstimo”, detalhou a coordenadora de Atendimento, Programação e Extensão, da Secretaria Municipal de Cultura, Tatiane Batista dos Santos.

Ela afirmou que essa opção de atendimento beneficia diferentes regiões de Londrina, já que muitas das unidades são referências importantes para as comunidades de sua abrangência. “As bibliotecas das zonas sul e norte, e também na Vila Nova, por exemplo, sempre foram espaços de referência e que desenvolvem projetos de leitura e inclusão social, atendendo muitas crianças, adolescentes e o público em geral."

Imagem ilustrativa da imagem Bibliotecas em Londrina realizam atendimento presencial com agendamento
| Foto: Vivian Honorato/Arquivo N.Com

MANUTENÇÃO

Permanecem fechadas as bibliotecas municipais do CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados), no Jardim Santa Rita (zona oeste), e a Biblioteca do Museu de Arte (área central. A primeira unidade passa por uma trabalho de manutenção interna, enquanto a segunda continua fechada, uma vez que o museu hoje não está aberto ao público por conta da pandemia.

Desde 2020, quando a pandemia teve início, as quatro bibliotecas que agora atenderão presencialmente prosseguiram funcionando internamente com serviços administrativos, gerais, de catalogação e organização de acervo, além da disponibilização de conteúdos virtuais, atualização dos canais de informação, redes sociais e do Sistema de Bibliotecas Públicas Municipais. (Com informações do N.Com)

AGENDAMENTOS

Biblioteca Pública Municipal Professor Pedro Viriato Parigot de Souza

Telefone: (43) 3371-6501

E-mail: [email protected]

Endereço: Avenida Rio de Janeiro, 413 – Centro

Horário: 7h30 às 13h30 – terça e quinta

Biblioteca Infantil

Telefone: (43) 3371-6603

E-mail: [email protected]

Horário: 10h às 16h – Terça e quinta

Endereço: Praça 1º de Maio, 110 , Centro

Biblioteca Ramal Lupércio Luppi (Zona Norte)

Telefone: (43) 3329-0316

E-mail:[email protected]

Horário: 8h às 14h – terça e quinta

Endereço: Av. Saul Elkind, 790 – Conj. Aquiles Stenghel

Biblioteca Eugênia Monfranati (Zona Sul)

Telefone: (43) 3372-4853

E-mail:[email protected]

Horário: 11h às 17h – terça e quinta

Endereço: Avenida Guilherme de Almeida, 2260 – Parque Ouro Branco

Biblioteca Padre Adelino de Carli (antiga Ramal Vila Nova)

Telefone: (43) 3329-6993

E-mail:[email protected]

Horário: 8h às 14h – terça e quinta

Endereço: Rua Purus, 45, Bairro Vila Nova

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.