Benefícios da equoterapia são muitos, mas falta profissionais
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 03 de abril de 2012
Redação FolhaWeb 
Recuperar os movimentos e a autoestima são apenas alguns dos benefícios para quem pratica a equoterapia. Reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, a terapia com a ajuda de cavalos vem conquistando adeptos pelo sucesso que proporciona. Em Cornélio Procópio (Norte), o Centro de Equoterapia Vó Diva está há um ano e meio atendendo a população do município e região.
O farmacêutico Rodolpho Toshio Furukawa, 30 anos, tem paralisia cerebral e começou a praticar equoterapia em setembro de 2010, uma vez por semana. Os resultados logo começaram a aparecer. ''Antes eu era mais travado, agora tenho mais mobilidade, mais coordenação motora e equilíbrio e sinto mais facilidade inclusive para dirigir'', comenta. ''Não pensei que fosse melhorar tanto, até me tornei mais sociável, a equoterapia me ajudou a conhecer pessoas'', reconhece.
Outro que descobriu os benefícios da equoterapia foi José Edvalder Costa, de 65 anos, que pratica os exercícios há aproximadamente um ano. Por conta da artrose e da Doença de Parkinson, seu neurologista o encaminhou para tratamento. ''Eu não aguentava fazer a fisioterapia mecânica e a equoterapia me ajudou muito. Antes eu tinha dificuldades até para virar o pescoço, agora até os tremores do Parkinson desapareceram. Além disso, minha cabeça também está melhor, estou mais descontraído e alegre também'', atesta.
Antônio Carvalho de Souza, 81 anos, também passou a praticar os exercícios com a ajuda dos cavalos há cinco meses e já se sente melhor, mais animado e com sono de qualidade. ''Ouvi falar dos benefícios e resolvi experimentar.''
Leia mais em reportagem completa de Érika Gonçalves,em conteúdo exclusivo para assinantes.
Leia Também:
'Existem algumas contraindicações'
'Agora já posso correr e chutar'


