Benefício direto no bolso
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 07 de março de 2011
Vinícius Fonseca <br> Reportagem Local 
Arcar com os custos de um tratamento de saúde nem sempre é fácil, devido ao preço de alguns medicamentos. ''Todos os meses uma caixinha deste remédio e daquele outro e deste aqui também'', recomendam os médicos depois do diagnóstico. Apesar do panorama nada favorável, um programa oferecido pelo Governo Federal desde 2004 poderia amenizar o problema se as pessoas conhececem seus direitos; trata-se do ''Farmácia Popular do Brasil''.
Desde 14 de fevereiro, remédios para tratamento de diabetes e hipertensão podem ser adquiridos gratuitamente através do programa. Só em Londrina 81 farmácias estão cadastradas pelo Ministério da Saúde. A farmacêutica Lilian Vivan explica que o Farmácia Popular facilita a vida do consumidor. ''Agora esses dois tratamentos são a custo zero e há outros remédios em que o desconto chega a 90%. Como alguns tratamentos são contínuos, o desconto acaba ajudando'', afirma.
Lilian é gerente em uma das 15 lojas da rede Vale Verde em Londrina, onde todas possuem o cadastro do Farmácia Popular. Ela conta que o estabelecimento que recebe autorização do Ministério da Saúde ganha uma placa com os dizeres ''Aqui tem Farmácia Popular'', facilitando a identificação pelo cliente.
A farmacêutica salienta porém, que para ter direito ao desconto o cliente precisa cumprir uma série de requisitos, como apresentar a receita, contendo o seu nome e a data em que foi expedida, além do número de CRM do médico que recomendou o tratamento. O Cadastro de Pessoa Física (CPF) e um documento com foto - pode ser o Registro Geral (RG) ou carteira de motorista -, também são necessários. ''A data da receita é fundamental porque tem validade de 120 dias. Depois disso a pessoa precisa de uma nova consulta para continuar a ter o desconto e só se pode vender para o paciente que fará o tratamento, por isso a foto'', explica.
Em caso de pacientes acamados que, portanto, não têm condições de fazer a compra do medicamento, Lilian esclarece que basta um responsável apresentar um requerimento autenticado em cartório. De acordo com a farmacêutica a solicitação pode ser pedida no próprio estabelecimento comercial. ''Nós providenciamos tudo, depois basta que a pessoa vá ao cartório e autentique o documento.''
Para exemplificar o benefício, Lilian cita que um remédio para o tratamento de colesterol, que custa em média R$ 41, através do Farmácia Popular é vendido pouco acima dos R$ 3.
Serviço: Através do Portal do Ministério da Saúde, os interessados podem conhecer mais do programa no Link Farmácia Popular: portal.saude.gov.br. Disque Saúde: 0800-61-1997


