O prefeito de Londrina Antônio Belinati inaugura hoje o Ponto Atendimento Infantil (PAI), maior obra de sua administração até o momento. São 2.400 metros de área construída num terreno de seis mil metros quadrados localizado na área central, entre a avenida Leste-Oeste e ruas Benjamim Constant e Duque de Caxias. O PAI, que Belinati considera o único do gênero no Brasil e que foi elogiado pelo vice-presidente Marco Maciel em recente visita a Londrina, é um sistema integrado de atendimento a crianças de zero a 12 anos. ‘‘Teremos uma unidade de saúde intermediária entre o posto de saúde e o hospital’’, define o secretário de Saúde Agajan Der Bedrossian, que, com o prefeito e uma equipe de especialistas de várias áreas, integrou equipe responsável pelo projeto do PAI.
Com as obras iniciadas há um ano e a um custo de R$ 4 milhões, incluindo os equipamentos - todos de última geração -, o PAI passará a funcionar a partir de hoje 24 horas por dia, ininterruptamente, oferecendo consultas, radiografias, exames patológicos e acompanhamento médico em várias especialidades. Sua capacidade de atendimento é de 400 crianças por dia. Metade do custo foi financiado pelo Sistema Único de Saúde, a outra ficou por conta da Prefeitura. Todos os serviços serão gratuitos.
A Prefeitura, segundo Bedrossian, prevê gastar 250 mil reais por mês na manutenção do PAI, que irá absorver 200 funcionários, 50 dos quais de nível superior. O plantão de 24 horas será feito por uma equipe de 18 pediatras. O PAI contará ainda com psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, enfermeiros, biomédicos e técnicos especializados. A equipe médica foi submetida a um treinamento intensivo nos últimos 45 dias.
Essa equipe multidisciplinar, ressalta o secretário, tornará possível o ‘‘atendimento integral à criança’’. O PAI se propõe a prestar atendimento completo e emergencial, mas não comportará internamentos e cirurgias. Uma criança poderá permanecer no máximo seis horas no Centro de Observação, equipado com 12 leitos, e, se seu internamento for inevitável, funcionários do órgão providenciarão sua transferência para um hospital.
O Laboratório de Patologia Clínica, o Centrolab, já está em funcionamento numa área de 600 metros quadrados e irá atender os pacientes do PAI e dos 54 postos de saúde do município. Todos os exames serão gratuitos, e os adultos também poderão se beneficiar dele. O laboratório de patologia mantido pela Prefeitura vinha funcionando precariamente nos fundos do Centro de Saúde, num espaço cedido pelo governo do Estado.
As instalações do PAI se dividem basicamente na Central de Imagem (Raios X e ultra-sonografia), Central de vacinas, Central de consultas, Laboratório de Patologia Clínica, Centro de observação (dotado de um apartamento para isolamento), farmácia, unidade de inalação e fraldário.
Os pais que eventualmente se sentirem mal-atendidos terão à sua disposição uma funcionária, a ouvidora, para registrar suas reclamações e providenciar a solução do problema. Mas as reclamações terão de ser confrontadas com a gravação de toda a sequência do atendimento, que será feito por um circuito de TV que alcança toda a área pública do PAI. As fitas registram o mês, o dia, a hora e o minuto de toda a rotina do atendimento e ficarão arquivadas, para eventual defesa do PAI, durante uma semana.

mockup