Aulas presenciais estão suspensas desde 23 de março
Aulas presenciais estão suspensas desde 23 de março | Foto: Foto: Emerson Dias/N.com

O prefeito Marcelo Belinati anunciou uma nova suspensão das aulas presenciais na rede municipal e particular de ensino, desta vez até 31 de julho. As escolas na cidade estão fechadas para receber os alunos desde 23 de março. O último decreto que tratava sobre o assunto prorrogava as aulas até o final de maio.

Numa postagem nas redes sociais, na noite de quinta-feira (28), Belinati afirmou que a decisão tem o objetivo de “preservar a via e a saúde dos estudantes, educadores e funcionários dos estabelecimentos de ensino”. Boletim do coronavírus, divulgado pela prefeitura, mostrou que até a noite de quinta eram 340 casos confirmados da doença.

No diário oficial do município de quinta-feira foi publicada uma resolução com orientações para as unidades escolares municipais sobre o desenvolvimento das atividades não presenciais. O texto aponta que as atividades deverão ser realizadas, prioritariamente, por mediação tecnológica, como o WhatsApp. O município garantiu que irá disponibilizar um chip para os docentes que optarem por esta ferramenta.

Além disso, as escolas deverão continuar entregando materiais com conteúdo e exercícios para os alunos fazerem em casa. “São considerados para efeito de comprovação da carga horária de estudos os registros de imagens enviados/postados pelos pais e a verificação das atividades realizadas nos livros didáticos, cadernos ou material impresso”, destaca a resolução.

Já as turmas de EJA (Educação de Jovens e Adultos), assim como estudantes do ensino fundamental, terão que receber no mínimo uma e no máximo três atividades diárias.

MODELO PEDAGÓGICO

A secretaria municipal de Educação aplicou dois questionários nas últimas semanas, sendo um voltando aos familiares de alunos e outro a docentes. O primeiro levantamento, às famílias, ocorreu no final de abril, com retorno de mais de 20 mil documentos preenchidos. Na sequência, a pasta voltou-se aos professores, que elencaram mais de 1.800 sugestões.

"Criamos uma comissão pedagógica, composta por 15 professores, que se reuniram de forma remota para ler todas as respostas dos formulários. Eles dividiram as sugestões conforme os temas, formação dos professores, apoio emocional, e atividades para os alunos”, explicou a secretária de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes.

Como resultado das pesquisas, na próxima semana os profissionais das unidades escolares terão práticas pedagógicas de forma remota. A expectativa é que nesses encontros eles discutam e elaborem as estratégias para repasse do conteúdo escolar.