Itaguajé - A Polícia de Colorado (85 km ao norte de Maringá) vai abrir inquérito para apurar a causa da morte do bebê Wiliane Michele de Oliveira, de quatro meses e seis dias, que faleceu ontem de manhã, quase 20 horas depois de tomar a vacina tetra (contra meningite, difteria, tétano e coqueluche), em Itaguajé (110 quilômetros ao norte de Maringá). A menina chegou a ser levada para o Hospital Santa Marcelina, mas faleceu minutos depois.
De acordo com o avô da criança, Florisvaldo de Oliveira, a família suspeita que a causa da morte tenha sido a vacina que foi aplicada no bebê na manhã de segunda-feira. Oliveira foi quem registrou queixa na delegacia de Colorado e disse que o bebê começou a passar mal logo após receber a vacina, apresentando febre alta e vômitos.
Uma tia da criança, segundo Oliveira, medicou o bebê dando-lhe AAS, mas os sintomas continuaram e se agravaram na madrugada de ontem. Apesar disso, a mãe do bebê Cleide Gonçalves de Oliveira, 24 anos e Valdir Soares Nogueira, 22 anos, foram trabalhar no corte de cana-de-açúcar em uma propriedade rural do município. Diante do quadro grave da criança, a tia resolveu levar a criança para o hospital.
Conforme o diretor-clínico do Santa Marcelina, Unias Ramalho de Arruda, a criança chegou no hospital em estado cianótico (com coloração azul da pele pela insuficiência de oxigenação do sangue). Ele disse que ainda tentou reanimar a criança colocando-a no balão de oxigênio, mas ela não resistiu e teve uma parada cardiorespiratória em seguida.
Arruda afirmou que o bebê chegou no hospital às 6h10 e foi imediatamente atendido. ''Quando vi a criança já sabia que seria irreversível mas ainda tentamos de tudo tentar reanimá-la e encaminhá-la pelo menos para a UTI, mas não deu tempo de nada'', explicou.
O corpo do bebê foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Maringá. De acordo com o delegado de Colorado, José Luiz Mouron, o resultado da necrópsia do corpo deve ajudar nas investigações da causa da morte. O caso foi registrado na delegacia de Colorado que responde pela comarca de Itaguajé.
O secretário de Saúde de Itaguajé, Célio Barbosa, disse que suspendeu a vacinação de tetra por uma medida de segurança. Ele afirmou, entretanto, que acha difícil relacionar a morte de Wiliane Michele à vacinação. ''Outras quatro crianças receberam a dose da vacina, cujo o frasco dá para cinco pessoas, e ninguém mais apresentou nenhuma reação'', afirmou. Conforme Barbosa a vacina tetra será suspensa pelo menos até a divulgação do laudo do IML.

mockup