Cerca de 50 pessoas levantaram cedo ontem para sair às ruas do Jardim Bandeirantes (zona oeste de Londrina) para alertar sobre o combate ao mosquito da dengue. A intenção era despertar a comunidade para o alto índice de infestação do Aedes aegypti na região e, para isso, o grupo utilizou apitos, faixas e tampas de panela, além do coro "Extermine esse mal limpando seu quintal".
A iniciativa foi dos agentes da Unidade Básica de Saúde (UBS) Bandeirantes em parceira com o Conselho Local de Saúde, que preocupados com a divulgação do segundo Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) realizado no mês passado, resolveram fazer sua parte.
O índice na região do Bandeirantes aumentou 1,18% em relação ao levantamento feito em janeiro. Com isso, o bairro e adjacências apresentam 11,18% de infestação, quando o tolerável pelo Ministério da Saúde é de 1%. Acima de 3,9% representa alto risco de epidemia. Até agora, na zona oeste já foram confirmados 160 casos de dengue.
"O trabalho de combate à dengue é de formiguinha e essa passeata é parte desta ação", destaca Mônica Morare, educadora em saúde do Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde. A caminhada contou com a participação de um grupo de idosos atendidos pela UBS, mas também reuniu moradores do bairro, como o estudante Marcos Vinícius Boaventura Oliveira, de 12 anos. "Minha mãe me convidou e achei legal sair pelas ruas alertando sobre a dengue", comenta o garoto, que já aprendeu a lição. "Não pode deixar água parada em nada e também não pode acumular lixo", diz.
O comerciante e morador do bairro, José Cláudio Cardoso Moraes, que assistiu à passeata da porta do estabelecimento, não pensou duas vezes em colar o cartaz da campanha. "É uma obrigação de todos, mas é uma pena que ainda tem gente que não se preocupa com a doença. Acho que deveria ter mais eventos como esse pelo bairro porque acaba despertando a curiosidade das pessoas e, assim, elas acabam lembrando dos cuidados com a dengue", afirma.
A coordenadora do Conselho Local de Saúde, Silvia Brasão, acredita que "com essa caminhada ao menos as pessoas vão saber que tem um grupo de pessoas no bairro preocupado com a dengue e, com isso, podem acabar se mobilizando também", diz.

Números
No último dia 15, Londrina confirmou o primeiro caso de dengue hemorrágica do ano. A paciente, moradora da zona norte, já recebeu alta médica e se recupera em casa. A mesma situação ocorre com o primeiro caso de dengue clássica com complicações, confirmado na zona sul, também neste mês.
Em toda a cidade, são 3.490 notificações e 505 casos confirmados. Um aumento considerável já que há duas semanas, a FOLHA divulgou que o município apresentava 2.769 (721 a menos) casos notificados e 381 confirmados Ou seja, em 15 dias foram confirmados 124 novos casos. O coordenador de Endemias, Jorge Sá, diz que "não há uma região mais concentrada e afirma a atenção agora está voltada para toda a cidade".
Amanhã, os agentes de Endemias irão percorrer imóveis que em outras visitas estavam fechados nas regiões Leste, Oeste, Sul e Central. No domingo, a ação ocorre em fundos de vale dos Jardins Roseira, Marieta, Tókio e Rua Bélgica.

mockup