Barragem da Usina Mauá está em fase final de construção
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011
AE Notícias 
A barragem da Usina Hidrelétrica Mauá, que está sendo erguida no rio Tibagi, entre os municípios de Telêmaco Borba e Ortigueira, está em fase final de execução. Mais de 90% do volume total de concreto compactado com rolo (CCR) previsto para a estrutura já foi aplicado e a previsão é de que o maciço esteja pronto até o final de março.
No início, os trabalhos de construção da barragem concentraram-se na margem direita do rio, trecho que, bastante adiantado, não se alterava desde janeiro de 2010. Agora, a porção da barragem que fica sobre o leito do rio e a margem esquerda alcançou a elevação de CCR da margem direita.
A partir daí, toda a estrutura que represará o rio se eleva em conjunto até alcançar a altura máxima de 85 metros e o comprimento final na crista de 745 metros. O acabamento da barragem incluirá, ainda, uma pista de asfalto para a passagem de veículos e pedestres de uma margem a outra do rio Tibagi.
Na parte central da barragem, também está sendo instalado o vertedouro, estrutura que permitirá o escoamento através de quatro comportas dos eventuais excessos de água no reservatório.
Duas das cinco vigas munhões (estruturas que darão suporte às comportas) estão sendo terminadas e submetidas ao procedimento chamado de protensão, que lhes garante maior resistência, considerando que serão muito solicitadas quando o vertedouro entrar em funcionamento.
A Usina Mauá é a principal obra de geração de eletricidade em construção no Paraná, significando investimentos totais da ordem de R$ 1,1 bilhão. A concessão do empreendimento é do Consórcio Energético Cruzeiro do Sul, integrado pela Copel (majoritária, com 51% de participação) e Eletrosul (que detém os restantes 49%). O empreendimento tem conclusão prevista para o segundo semestre de 2011.
Geração
O empreendimento Mauá conta com duas casas de força, uma principal com três unidades geradoras que somam 350 megawatts de potência e uma complementar, de 11 megawatts, que está sendo implantada junto à barragem com a finalidade de gerar energia elétrica a partir da vazão remanescente que deverá ser mantida abaixo do maciço.
Com 361 megawatts de potência instalada total, a hidrelétrica produzirá energia suficiente para atender às necessidades de aproximadamente 1 milhão de pessoas.
Na casa de força principal, a obra civil está na fase de acabamento e está em andamento a montagem eletromecânica das três unidades geradoras onde já foram instalados os eixos de ligação das turbinas com os geradores de energia elétrica.
Nos condutos forçados que levarão a água até as turbinas, falta apenas a concretagem de parte de uma das três unidades os outros dois condutos estão finalizados. Na tomada de água de baixa pressão, que fica junto ao reservatório, as comportas já foram instaladas e estão em fase de testes.
Já na casa de força complementar o trabalho concentra-se na concretagem da estrutura e do conduto que levará a água até as duas unidades geradoras que serão montadas nos próximos meses. Uma ponte rolante com capacidade para até 40 toneladas já foi instalada e testada no local e dará segurança ao procedimento de descida do conjunto de turbinas e caixas espirais.


