Pode parecer difícil manter a esperança diante da crise do novo coronavírus, mas algumas pequenas ações podem facilitar o processo. Uma barbearia de Londrina criou a campanha do “Pague quando Puder” exclusiva para aqueles que perderam seus empregos na pandemia e precisam cortar o cabelo e barba para uma boa apresentação em eventual entrevista de emprego. O atendimento é com hora agendada e começou nesta segunda-feira (22).

"Acredito, sim, que eles paguem depois. Algumas pessoas até falaram que eu levaria calote, mas não tem como saber e eu estou consciente que isso pode acontecer”, afirma Carvalho Junior
"Acredito, sim, que eles paguem depois. Algumas pessoas até falaram que eu levaria calote, mas não tem como saber e eu estou consciente que isso pode acontecer”, afirma Carvalho Junior | Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

A "Segunda Esperanza", como estampa o banner digital, é uma ação da Barbearia Mi Casa, que passou abrir as portas às segundas-feiras, dia da folga semanal, para atender exclusivamente a esse público. “A ideia foi de um cliente meu, que veio na semana retrasada e falou que perdeu o trabalho, mas que estava cortando o cabelo, porque tinha entrevista marcada. Eu pensei que deve ter tanta gente assim precisando e que não tinha como”, conta Carvalho Junior, 34, barbeiro e responsável pelo estabelecimento.

A divulgação começou na semana anterior por meio das redes sociais com um banner e a descrição da ação. “Nesses últimos dias, percebemos que muitos clientes perderam seus trabalhos por conta da quarentena causada pela Covid-19. Decidimos reservar a nossa folga semanal para atender essas pessoas que estão em busca de um emprego e precisam estar bem apresentáveis para uma entrevista, mas não estão em condições de pagar o nosso serviço no momento”, informa a publicação.

Júnior, como é chamado, aponta que desde o início da pandemia alguns clientes já comentaram ter agendado o corte porque iriam participar de uma entrevista de emprego. “Muita gente que trabalhava há tempos na empresa perdeu o trabalho. Nesses dois meses de reabertura, pelo menos uns quatro clientes vieram porque tinham entrevista marcada, inclusive, atendi cliente que veio cortar o cabelo para uma entrevista por videoconferência”, menciona.

MOMENTOS COMPLICADOS

O atendimento exclusivo é único por pessoa, com horário agendado, e o pagamento é para quando a situação se normalizar. “Eu imagino que venham pessoas que já eram meus clientes e acredito, sim, que eles paguem depois. Algumas pessoas até falaram que eu levaria calote, mas não tem como saber e eu estou consciente que isso pode acontecer”, aponta.

O proprietário conta que abriu o estabelecimento há três anos e meio e que tem uma diversidade de clientes. “Eu atendo cliente de toda classe social e eu vi bastante gente com dificuldade”, afirma. Porém, a própria barbearia passa por momentos complicados. “O mês que ficou fechado foi bem difícil, mas depois que voltou o comércio começou a se reerguer devagar, se mantendo. Tive que negociar aluguel para as coisas irem se normalizando”, comenta.

Na primeira segunda-feira de campanha, Júnior abriu o salão à espera dos clientes do novo atendimento, mas justifica a ausência de clientes pela baixa divulgação. “Comecei a divulgar no meio da semana passada, não deu tempo ainda”, argumenta. Para ele, o corte do cabelo e barba podem fazer a diferença para quem está em busca de oportunidade. “É questão de imagem, tem gente que está na quarentena em casa, com barba grande, cabelo grande, é importante para a apresentação na entrevista”, ressalta.

Essas condições de pagamento são especiais para quem perdeu o emprego durante a pandemia. Mais informações pelo WhatsApp (43) 98806-9586.