Bar cumpre acordo e planta mudas
Osmani Costa
O ex-proprietário e atual procurador dos proprietários do bar e restaurante Deck Café, Fernando Moya, entrou em contato com a Folha, ontem, para explicar que a empresa já cumpriu o compromisso que havia assumido com a Promotoria de Defesa do Meio Ambiente, de reflorestar as margens do Lago Igapó 2, na área central de Londrina. Segundo ele, o Deck Café realizou o plantio de 1.500 mudas de árvores nativas e frutíferas no local, em outubro do ano passado e janeiro deste ano.
O plantio e manutenção da área foram assumidos pelos donos do bar perante a Promotoria, no ano passado, em troca do prejuízo causado ao meio ambiente com a construção irregular de uma varanda de alvenaria na margem direita do Lago Igapó 1, na Avenida Higienópolis. Para comprovar o plantio, Moya enviou à Promotoria e à Folha um certificado assinado por técnicos da Autarquia Municipal do Ambiente (AMA).
Um detalhe que chama a atenção é que o certificado foi expedido na última sexta-feira, dia 11, depois de os donos do Deck Café terem sido notificados, pela promotora Maria Lúcia Reichenbach, a comparecer a uma audiência, no próximo dia 29, para dar explicações sobre o não-cumprimento do acordo firmado no ano passado.
Fizemos o plantio e estamos dando a manutenção necessária, dentro do pedido pela promotora e pelo IAP. O nosso erro foi não ter comunicado a Promotoria sobre tal plantio e sua manutenção, explica Fernando Moya. Ele afirma que técnicos da AMA acompanharam o plantio e está solicitando o cancelamento da audiência marcada para o final do mês.
A promotora afirma que pediu a técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para que façam a fiscalização do plantio e manutenção, e que mantém a audiência do dia 29. Foi o IAP quem, a pedido da promotora, definiu no ano passado a área e tipo de recuperação que os donos do Deck Café deveriam realizar. A reportagem da Folha esteve nas margens do Igapó 2, na tarde de ontem, e encontrou cerca de 400 pequenas mudas, com vestígios de que foram plantadas há poucos dias.
O técnico agrícola da AMA, Ocimar Taroco, um dos que assinam o certificado concedido ao Deck Café, explica que não acompanhou o plantio, feito por trabalhador autônomo contratado pelos donos do bar. São mudas de cedro, ipê, ingá, pitanga, gabiroba e outras árvores nativas e frutíferas. As mudas, plantadas recentemente, foram conseguidas de graça junto ao viveiro da AMA e IAP, afirmou Toroco.





